Questões de Administração Geral da Instituto Consulplan

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#Questão 1120794 - Administração Geral, Gestão da Qualidade, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Planejamento Estratégico

São três os principais desafios comungados por qualquer organização contemporânea, dentre elas a Hemobrás: melhorar seus resultados; manter esses resultados; e melhorar, de forma geral, continuamente. No enfretamento de quaisquer desses desafios, a Hemobrás poderá se utilizar da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), que é uma forma estruturada de analisar e solucionar problemas da rotina diária das organizações, também conhecida como QC Story, oriunda do movimento da Qualidade Total no Japão. A respeito da MASP, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Completado o ciclo de melhoria de processos e padronizada a rotina, a MASP não poderá ser novamente utilizada quando da necessidade de solução de novos problemas que possam vir a acometer o processo padronizado adotado pela empresa.
( ) Para melhoria dos resultados, é possível se utilizar da MASP para resolução de problemas atuais de processos de trabalho rotineiros, padronizando-os para manter estáveis e confiáveis os seus resultados, independentemente das pessoas que os executam, garantindo sempre a mesma qualidade na entrega do serviço ou produto ao destinatário final.
( ) A aplicação da MASP pode ser utilizada para definir rotinas expressas para execução dos trabalhos de produção de medicamentos hemoderivados, como forma de promover não apenas a entrega de produtos com a mesma qualidade, mas, principalmente, garantir a aprendizagem face a possíveis movimentações dos cargos.

A sequência está correta em

Considere que um órgão do Poder Judiciário enfrentava uma grande sobrecarga no volume de processos, especialmente devido ao aumento de demandas relacionadas a casos digitais e novas leis que exigiam uma resposta mais ágil e eficiente. Para iniciar a transformação, o Presidente e os demais membros da alta administração do citado órgão promoveram as seguintes ações para mudar a cultura organizacional: empoderamento dos servidores para que pudessem tomar decisões mais rápidas sobre processos e recursos; estímulo ao intraempreendedorismo; e implementação de soluções inovadoras e monitoramento do ambiente externo. Considerando as ações implementadas, qual tipo de cultura organizacional os gestores buscaram implementar?

A compreensão dos estilos de liderança é fundamental para o sucesso de qualquer organização, considerando que a liderança pode ser exercida tanto de maneira formal quanto informal. Nos manuais de gestão de pessoas e comportamento organizacional, são apresentados diversos estilos de liderança, cada um com características específicas que impactam diretamente a forma de conduzir equipes e os resultados alcançados. Relacione adequadamente cada estilo de liderança com sua respectiva manifestação hipotética.

1. Liderança autêntica.
2. Liderança carismática.
3. Liderança servidora.

( ) Uma vereadora dedica-se a criar um programa de capacitação para servidores públicos, oferecendo mentorias individuais e coletivas. ela prioriza o bem-estar e o crescimento profissional de sua equipe, acreditando que servidores mais capacitados resultam em melhores serviços para a população.
( ) um vereador inspira a comunidade ao apresentar um projeto de revitalização de áreas públicas, comunicando sua visão com entusiasmo e gerando forte engajamento emocional. Ele utiliza discursos impactantes e simbólicos, como plantar a primeira árvore em uma praça abandonada, para atrair seguidores e fortalecer sua imagem.
( ) Um presidente da Câmara Municipal organiza reuniões semanais abertas à comunidade para ouvir diretamente os cidadãos, compartilhando suas crenças e valores em relação à transparência e justiça. Ele demonstra consistência entre suas palavras e ações, como defender publicamente medidas contra a corrupção e implementar práticas internas que reforçam a ética e a integridade.
( ) Uma presidente da Câmara Municipal percebe que muitos servidores administrativos enfrentam dificuldades em equilibrar suas demandas de trabalho com a vida pessoal, o que impacta sua motivação e desempenho. Para apoiar esses colaboradores, ela implementa um programa de flexibilização de horários e cria um espaço de convivência na Câmara.

A sequência está correta em

Muito se fala sobre a importância do conhecimento para as organizações modernas, pois várias delas estão buscando alinhar suas práticas gerenciais no intuito de agregar maior valor aos seus produtos/serviços, satisfazendo as necessidades de seus clientes internos e externos, para a obtenção da vantagem competitiva, baseada e fundamentada na valorização do capital intelectual e na implementação da gestão do conhecimento. Esse processo envolve uma interação entre diferentes dimensões do conhecimento, a criação de ambientes colaborativos e o alinhamento das práticas de gestão com a valorização do capital intelectual. No âmbito da gestão do conhecimento e da construção coletiva, analise as afirmativas a seguir.

I. O processo de conversão de conhecimento tácito em explícito, conhecido como externalização, representa um desafio crítico para gestores, especialmente porque requer a tradução de experiências subjetivas em conceitos articuláveis, o que é essencial para a criação de novos paradigmas organizacionais.

II. O conhecimento organizacional deve ser tratado como um ativo exclusivamente tangível, uma vez que sua mensuração objetiva é indispensável para a criação de análises confiáveis que assegurem o retorno financeiro de seu uso nas estratégias corporativas.

III. A criação de um ambiente propício à geração e ao compartilhamento de conhecimentos está diretamente relacionada à habilidade dos gestores de integrar dimensões epistemológicas e ontológicas, promovendo interações estruturadas e informais simultaneamente.

IV. A valorização do capital humano e do capital de rede como componentes essenciais da gestão do conhecimento requer que as organizações adaptem suas estruturas hierárquicas, permitindo que a gestão do conhecimento seja descentralizada e fluida, superando barreiras culturais e estruturais significativas.

V. A espiral do conhecimento, enquanto processo dinâmico e interativo, exige que as organizações superem a dicotomia entre conhecimento tácito e explícito, buscando modelos de gestão baseados em redes de conhecimento distribuídas que eliminem a necessidade de interações presenciais entre os stakeholders.


Está correto o que se afirma apenas em

Considerando que a liderança não é apenas uma maneira de cada líder viver seus sonhos, mas é a habilidade de compartilhá-lo com outras pessoas, analise as afirmativas a seguir.
I. A essência da liderança é ter seguidores. Em outras palavras, o que faz um indivíduo ser líder é a disposição de outras pessoas para segui-lo. Em geral, as pessoas tendem a seguir alguém que lhes ofereça meios para a realização de seus desejos e necessidades.
II. O líder possui defeitos e qualidades que ele mesmo deve conhecer. Isso implica olhar primeiro para dentro de si mesmo. A crença mais difundida hoje em dia é a de que a maioria das pessoas pode tornar-se líder.
III. O líder tem o poder de criar uma visão apaixonante e transmiti-la a seus liderados, que o seguirão e, em determinadas situações, pagarão todos os preços necessários.
IV. Liderança é algo que se aprende, se constrói. É algo comovente, emocionante e “dominante”. A liderança transforma, transpira emoção e faz reverter aquilo que a princípio está “perdido”. A liderança é, simplesmente, a base para o sucesso organizacional.
Está correto o que se afirma em

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