Questões de Administração Geral da Instituto Consulplan

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Considerando a dificuldade de obter frentes de trabalho, como remédio é proposto que as organizações sigam uma sequência metodológica, de modo a melhorar a chance de sucesso para o “salto de gestão sustentável”. Sobre as ações que as empresas precisam realizar para obter bons resultados, analise as afirmativas a seguir.
I. Estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade, buscando automatizar as ações, mediante um sistema ou um programa de computador, em especial aquilo que tange a indicadores de desempenho. II. Desenvolver competências necessárias para dar suporte conceitual e operacional às três áreas: qualidade; meio ambiente; e, responsabilidade social. III. Ampliar o Sistema de Gestão da Qualidade inicialmente estabelecido com a inserção das atividades pertinentes aos novos objetivos, após razoável consolidação desse sistema (gestão estratégica; normas escritas; indicadores; auditoria; análise crítica etc.) IV. Integrar todas as ações em um único sistema de gestão ampliado (qualidade; meio ambiente; e, responsabilidade social), ancorado no Sistema de Gestão da Qualidade inicialmente estabelecido.
Está correto o que se afirma em

#Questão 901392 - Administração Geral, Gestão Estratégica, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Publicidade e Propaganda

Produzir um planejamento publicitário, ou qualquer outro tipo de planejamento, exige a realização de várias etapas antes da execução propriamente dita, como as análises dos ambientes (interno, microambiente e macroambiente) e a execução do diagnóstico e do prognóstico. Considerando que existem diversas metodologias para fazer a análise de dados para, então, traçar um plano estratégico, dentre elas podemos destacar: análise SWOT; matriz BCG; e Bench-marking, analise as afirmativas a seguir.

I. Matriz BCG: ferramenta bastante utilizada para organizar as informações coletadas durante a análise da situação, pois engloba tanto o ambiente interno quanto o externo das organizações.
II. Benchmarking: utilização de uma técnica ou um instrumento que permite às organizações pesquisar os melhores processos e as melhores práticas de outras organizações similares, concorrentes ou não, para fins de comparação com as suas próprias práticas e seus processos, com vistas a aperfeiçoá-los.
III. Matriz SWOT: foi criada no ano de 1970 com o objetivo de analisar o portfólio de negócios, produtos e serviços de uma empresa, com base no ciclo de vida do produto.
IV. Matriz BCG: é uma ferramenta de análise do portfólio de negócios de uma organização e uma forma de classificar e avaliar os dados obtidos na análise da situação.
V. Matriz SWOT: estrutura a avaliação da adequação entre o que uma empresa pode e o que não pode fazer e as condições ambientais de trabalho a favor e contra a empresa.

Está correto o que se afirma apenas em

As imagens a seguir apresentam ferramentas de simplificação de rotinas de trabalho:
Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Podemos afirmar que as imagens correspondem, respectivamente, a:

Sobre gestão da qualidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Qualidade não é apenas controlar a uniformidade de produtos, de acordo com especificações criadas por engenheiros. Qualidade é uma questão de satisfação do cliente. A qualidade nasce com a definição das especificações do produto, ouvindo-se a voz do cliente. A qualidade, depois disso, é construída passo a passo, nos processos de desenvolvimento de fornecedores, produção, distribuição, vendas e assistência técnica. II. A qualidade tem que ser embutida no produto ou serviço desde o começo, a partir dos desejos e interesses do cliente. A questão importante é garantir a qualidade ao longo de todo o processo e não apenas encontrar os defeitos no final da linha de produção. III. Construir e melhorar a qualidade não depende apenas dos engenheiros e dos especialistas do controle da qualidade. Todos, na empresa, são responsáveis pela qualidade, desde as pessoas que estão no início da hierarquia, até o presidente. IV. A responsabilidade de todos pela qualidade e garantia da qualidade dos produtos e serviços, do começo ao fim do processo, exige um enfoque sistêmico, para integrar ações das pessoas, máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade.
Está correto o que se afirma em

As quatro funções da administração estão inter-relacionadas; uma delas está relacionada à estrutura de órgãos, divisão interna do trabalho, alocação de recursos, determinação sobre as pessoas que vêm realizar as tarefas e a coordenação de esforços, representando, assim, os meios para que se possa pôr em prática as outras funções administrativas. Ela abrange quatro componentes: tarefas; pessoas; órgãos; e, relações. A função administrativa que corresponde ao conceito apresentado é: 

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