Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

De acordo com o Coletivo de autores (2012), a Educação Física é compreendida como uma disciplina do currículo, cujo objeto de estudo é a expressão corporal como linguagem. É através da expressão corporal enquanto CONCURSO PROFEM 2022 linguagem que será mediado o processo de sociabilização das crianças e jovens na busca da apreensão e atuação autônoma e crítica na realidade, através do conhecimento sistematizado, ampliado, aprofundado, especificamente no âmbito da cultura corporal. Nessa concepção, evidenciam-se possibilidades de a Educação Física trazer contribuições relevantes ao esforço coletivo de construção de um projeto político-pedagógico que se concretiza através da dinâmica do currículo. Nessa perspectiva crítica, é correto afirmar sobre a avaliação:   

De acordo com Coletivo de Autores (2012), no âmbito da escola, os exercícios físicos na forma cultural de jogos, ginástica, dança, surgem na Europa no final do século XVIII e início do século XIX. Esse é o tempo e o espaço da formação dos sistemas nacionais de ensino característicos da sociedade burguesa. A Europa constituiu-se no palco da construção e consolidação de uma nova sociedade - a sociedade capitalista. Nessa perspectiva, a força física, a energia física, transformava-se em força de trabalho e era vendida como mais uma mercadoria, e era a única coisa de que o trabalhador dispunha. Assim, a educação física adentrou a escola e começou a ser vista como importante instrumento de aprimoramento físico dos indivíduos que, "fortalecidos" pelo exercício físico, estariam mais aptos para contribuir com a grandeza da indústria nascente, dos exércitos, assim como com a prosperidade da pátria. Ainda em relação ao contexto histórico e a emergência do componente no ambiente escolar, os autores destacam:  

A obra “Metodologia do ensino de educação física” (COLETIVO DE AUTORES, 2012) apresenta uma pedagogia emergente, que busca responder a determinados interesses de classe, denominada de crítico-superadora. Nessa perspectiva de entendimento, a reflexão pedagógica tem algumas características específicas: é "diagnóstica, judicativa e teleológica", pois  

#Questão 1049181 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

Na BNCC (2019), na estruturação da unidade temática - esportes, é utilizado um modelo de classificação baseado em uma suposta lógica interna. Esse modelo possibilita a distribuição das modalidades esportivas em categorias, privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas. Assim, são apresentadas sete categorias de esportes que, diferentemente das demais temáticas, desconsideram os aspectos sociais e culturais da ocorrência das práticas corporais (como acontece com as brincadeiras, jogos, danças e lutas) e fundam-se nos critérios de desempenho motor, relação com o adversário, objetivos e estratégias do jogo. Assim, a proposta considera esportes: 

#Questão 1049182 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

De acordo com a BNCC (2019), em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do planejamento pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino. Ainda assim, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser considerados, tais como os elementos específicos das diferentes práticas corporais, as características dos sujeitos e os contextos de atuação, sinalizando tendências de organização dos conhecimentos. Nessa perspectiva, as unidades temáticas de “Brincadeiras e jogos” estão organizadas em objetos de conhecimento conforme 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis