Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

Segundo D’Ambrosio (2001), o ponto crítico para uma grande reforma na prática educativa, sobretudo na formação de professores de matemática, é a necessidade de uma profunda transformação do modelo de currículo cartesiano para um currículo dinâmico que considere os contextos socioculturais e as práticas educativas envolvidas nele. Segundo essas ideias do autor, qual das alternativas a seguir descreveria um modelo de currículo cartesiano?

#Questão 1049245 - Pedagogia, , FUVEST, 2022, USP, Professor - Matemática

Perrenoud (1999) faz uma crítica à forma como as avaliações são aplicadas no contexto escolar. Segundo o autor, de modo geral, as avaliações são focadas no processo classificatório e generalizado e não existe uma preocupação em obter um norte sobre a trajetória individual do aluno. D’Ambrosio (2001) endossa o pensamento do autor afirmando que, muitas vezes, um aluno que se sai bem numa avaliação de desempenho em matemática não necessariamente sabe transferir o conhecimento aplicado nesse teste em uma situação nova. No contexto do ensino de matemática, o alvo de crítica dos autores seriam as avaliações que:

Na metodologia baseada em resolução de problemas, o aluno é constantemente convidado a interagir com o texto, a responder perguntas e a confrontar soluções, bem como verificar regularidades e realizar reflexões para chegar às suas próprias conclusões, valorizando a experiência acumulada dentro e fora da escola (DANTE, 2010). De acordo com esse autor, o que se pode afirmar sobre a metodologia de resolução de problemas?  

#Questão 1049247 - Pedagogia, , FUVEST, 2022, USP, Professor - Matemática

D’Ambrosio (2013) defende que a escola não pode mais ter foco em transmissão de conteúdos obsoletos, pouco interessantes ou até mesmo desnecessários para a construção de uma nova sociedade. Segundo o autor, o ambiente escolar deve propiciar ferramentas para que as crianças possam desenvolver uma capacidade para analisar criticamente o meio em que vivem, no contexto de uma sociedade multicultural e cercada de tecnologias. Nesse sentido, o professor de matemática possui um papel essencial de facilitar e desenvolver experiências enriquecedoras de aprendizagem. Mas, para que elas ocorram, exige-se do docente a disposição para aprender novas concepções acerca das ideias matemáticas e como elas podem ser integradas de forma dinâmica dentro dos saberes e fazeres do futuro. Levando em consideração as concepções do autor, podemos afirmar que: 

O uso da calculadora nas aulas de matemática ainda gera muita polêmica entre professores. Muitos acreditam que o aluno torna-se dependente de seu uso ou até mesmo perca a capacidade de raciocinar matematicamente. Dante (2010) propõe o uso da calculadora de forma integrada às aulas de matemática, de modo a aguçar a capacidade de estimativa do aluno, propor investigações matemáticas por meio de verificações de padrões e desenvolver uma capacidade para buscar soluções de desafios. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo do uso de calculadoras no ensino de matemática: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis