Questões Concurso UFSM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSM

#Questão 1118638 - História, História Geral, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

“O que significa a frase ‘a revolução industrial explodiu’? Significa que, a certa altura da década de 1780 e pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante e, até o presente, ilimitada de homens, mercadorias e serviços. Esse fato é hoje tecnicamente conhecido pelos economistas como a ‘partida para o crescimento autossustentável’. Nenhuma sociedade anterior tinha sido capaz de transpor o teto que uma estrutura pré-industrial, uma tecnologia e uma ciência deficientes e, consequentemente, o colapso, a fome e a morte periódicas impunham à produção.” 

Fonte: HOBSBAWM, E. A era das revoluções. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. p. 50. (Adaptado)

Sobre a revolução industrial, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1118639 - Geografia, População, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

Leia o trecho a seguir da canção “O dia em que a Terra parou”, composição de Raul Seixas e Cláudio Roberto (1978).

Essa noite, eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou
Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
[...]
No dia em que a Terra parou
E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
No dia em que a Terra parou
[...]

Fonte: SEIXAS, R. O dia em que a Terra parou. Composição de Raul Seixas e Cláudio Roberto. LP O dia em que a Terra parou, Warner Chappell, 1978, faixa 3.

Qual conceito geográfico pode ser corretamente abordado a partir da canção para explicar as mudanças no espaço geográfico decorrentes do sonho mencionado? 

#Questão 1118640 - Geografia, Geografia Física, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

“Os elementos naturais que compõem uma paisagem (estrutura geológica, relevo, clima, vegetação, hidrografia, solos) não existem de forma independente.”

Fonte: COELHO, M. de A; TERRA, L. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003. p. 190.

Dependendo das combinações dos diversos elementos naturais, individualizam-se no espaço geográfico porções denominadas de

#Questão 1118641 - História, História Geral, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

“Durante a Guerra Fria, num mundo bipolar, o poder esteve assentado essencialmente na capacidade militar de duas superpotências, embora o poderio militar não pudesse ser separado da capacidade econômica. No mundo pós Guerra Fria, o poder é medido mais pela capacidade econômica: disponibilidade de capitais, avanço científico-tecnológico, qualificação de mão de obra, nível de produtividade e índices de competitividade.”

Fonte: MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 249.

Conforme o excerto, na era da globalização, qual regionalização do espaço é possível? 

#Questão 1118643 - Sociologia, Estratificação e desigualdade social, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

“Acreditamos que a política sexual sob o patriarcado é tão onipresente nas vidas das mulheres negras, quanto as políticas de classe e raça. Também achamos, muitas vezes, difícil separar opressões de raça, classe e sexo porque, nas nossas vidas, elas são sempre experimentadas simultaneamente”.

Fonte: AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. p. 27-28. (Adaptado)

A partir do excerto, considere as afirmações a seguir.

I  →  A interseccionalidade no feminismo negro visa superar uma abordagem universalista do feminismo, reconhecendo que experiências de opressão variam de acordo com os marcadores sociais de cada indivíduo. 
II  →  O conceito de interseccionalidade assume que as categorias de opressão (raça, gênero e classe) operam de forma independente, podendo ser avaliadas separadamente.
III  →  O racismo estrutural está diretamente relacionado com a noção de interseccionalidade, pois a estrutura social reflete múltiplas hierarquias interligadas que marginalizam mulheres negras de forma específica.
IV  →  O feminismo negro nega a possibilidade de solidariedade entre mulheres negras e brancas, dado o foco exclusivo nas diferentes experiências de opressão.

Estão corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis