Questões Concurso Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa relacionada à gestão da segurança em arquivos.

A sequência correta é

  • A. F – F – V – V.
  • B. V – F – V – F.
  • C. V – V – F – V.
  • D. V – F – F – V.
  • E. F – V – F – F.
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A seguir, apresentam-se diferentes reescritas para a última oração do fragmento [...] e, mesmo com o avanço das tecnologias de controle, ainda hámuito a ser feito para reduzir a ilegalidade e seus danos. (ℓ.87-89).

I → [...] para que seja reduzida a ilegalidade e seus danos.

II → [...] para que sejam reduzidos a ilegalidade e seus danos.

III → [...] para que a ilegalidade e seus danos sejam reduzidos.

Qual(is) reescrita(s) está(ão) de acordo com a normapadrão da escrita?

  • A. Apenas II.
  • B. Apenas III.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II e III.
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No terceiro parágrafo (ℓ.29-43), identificam-se crimes praticados nos caminhos da ilegalidade. O primeiro é referido como a derrubada de árvores em áreas não autorizadas (ℓ.30-31) e os outros são nomeados, na sequência. À semelhança de derrubada, todos os delitos podem ser referidos por meio de substantivos.

Assinale a alternativa que apresenta a correta expressão do crime como substantivo, observada a regência requerida.

  • A. [...] retirar volumes maiores do que os permitidos nas licenças de exploração (ℓ.32-34) → retirada com volumes maiores do que os permitidos nas licenças de exploração
  • B. [...] extrair espécimes diferentes das especificadas, favorecendo as mais valiosas (ℓ.34-35) → extração de espécimes diferentes das especificadas, favorecendo as mais valiosas
  • C. [...] extrair espécimes diferentes das especificadas, favorecendo as mais valiosas (ℓ.34-35) → extração de espécimes diferentes das especificadas, favorecendo as mais valiosas
  • D. [...] inflar inventários florestais para aumentar o volume de espécies valiosas permitidas (ℓ.40- 41) → influxo de inventários florestais para aumentar o volume de espécies valiosas permitidas
  • E. [...] adulterar o sistema oficial (com ajuda de funcionários públicos), gerando créditos fictícios (ℓ.41-43) → adulteração pelo sistema oficial (com ajuda de funcionários públicos), gerando créditos fictícios
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No desenvolvimento do tema, articularam-se diferentes pontos de vista sobre iniciativas para coibir as fraudes, de que é exemplo o fragmento "O controle é bastante sofisticado, mas os fraudadores sempre descobremmeios de 'lavar' a madeira", alerta Maurício de Moura Costa, diretor da Bolsa de Valores Ambiental (BVRio), plataforma para compra de madeira legal rastreada (ℓ.66-70).

Tendo isso em mente, considere a seguinte reescrita para o alerta feito porMoura Costa:

O controle é bastante sofisticado; os fraudadores, ....................., sempre descobrem meios de 'lavar' a madeira, diz Maurício deMoura Costa.

Assinale a alternativa que preenche adequadamente o espaço pontilhado de modo a se manter a mesma escolha linguística por uma oração coordenada sindética adversativa e sua eficácia argumentativa.

  • A. por isso
  • B. todavia
  • C. ao contrário
  • D. paradoxalmente
  • E. consequentemente
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O elemento sublinhado expressa, semanticamente, uma relação de posse e é empregado como elemento coesivo ao estabelecer uma relação entre um referente apresentado anteriormente no texto (o possuidor) e outro introduzido posteriormente (a coisa possuída).

Essa dinâmica explica o funcionamento dos pronomes possessivos apresentados em todas as alternativas, EXCETO em

  • A. seus maiores consumidores (§¤.4).
  • B. suas vegetações nativas (ℓ.5-6).
  • C. seu território (ℓ.7).
  • D. nossa casa (§¤.87).
  • E. seus danos (§¤.89).
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De acordo com os objetivos descritos na norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 (Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Código de práticas para controles de segurança da informação), assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. Identificar os ativos da organização e definir as devidas responsabilidades pela proteção dos ativos.
  • B. Tornar os usuários responsáveis pela proteção das suas informações de autenticação.
  • C. Prevenir o acesso físico não autorizado, os danos e as interferências nos recursos de processamento das informações e nas informações da organização.
  • D. Estabelecer uma estrutura de gerenciamento para iniciar e controlar a implementação e operação da segurança da informação dentro da organização.
  • E. Definir a política de cópias de segurança das informações.
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Língua Portuguesa - Pronome - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - 2017 - UFSM - Técnico de Tecnologia da Informação

No fragmento falar de si não só é tão profundo quanto nosso cérebro, como ainda o torna mais elástico (1.76-78), o segmento nosso cérebro foi retomado coesivamente, na sequência, através da substituição pelo pronome pessoal o.

Com esse mesmo propósito, todos os segmentos sublinhados nas alternativas poderiam ser substituídos por esse pronome ou uma de suas flexões, EXCETO

  • A. [...] um jeito de enganar os outros (1.4-5).
  • B. [...] ninguém supera nosso Camões (f.16).
  • C. [...] dando a todos o direito de falar de si (1.34).
  • D. [...] vai vestir para esperar a pessoa amada (1.55).
  • E. [...] amizade verdadeira que une as pessoas (1.59).
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Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa sobre a expressão A LENTA E AS LENTES, em destaque no texto.

( ) O emprego de A e AS auxilia a coesão textual, pois, com o uso do artigo definido, é feita a retomada de referentes apresentados anteriormente, na imagem fotográfica.

( ) O segmento A LENTA contribui para a coesão textual, pois o réptil fotografado é referido verbalmente pela característica que, culturalmente, é associada a ele, a lentidão.

( ) O segmento AS LENTES estabelece coesão textual com o segmento Balneário Camboriú, pois remete, figuradamente, à ideia de orla marítima.

A sequência correta é

  • A. V-F-V.
  • B. F-V-V.
  • C. F - F - V.
  • D. V-V-F.
  • E. F-V-F.
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Numere os parênteses, associando o tipo de linguagem apresentado à esquerda com o emprego do verbo na frase destacada à direita.

A sequência correta é

  • A. 1-2-1- 1.
  • B. 1-2-1- 1.
  • C. 2-1-2 - 2.
  • D. 2-2-1-2.
  • E. 2-1-2 - 1.
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Em várias passagens do texto, diferentes autores são mencionados, destacando-se o teor de seus ditos. Embora citados nominalmente, alguns desses escritores têm o dito apresentado indiretamente, não se criando o efeito de que as palavras foram citadas tal qual aparecem nas obras.

Essa estratégia foi empregada no relato de ideias atribuídas a

  • A. Nietzche e Voltaire.
  • B. Voltaire e Fernando Pessoa.
  • C. Nietzche, Fernando Pessoa e Camões.
  • D. Camões e Hannah Arendt.
  • E. Fernando Pessoa e Hannah Arendt.
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