Questões sobre População

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre População

Sobre a atual regionalização do Brasil, com base no IBGE, é correto afirmar:

O Brasil tem o menor número de nascimentos e o maior de mortes desde 1974. O Brasil registrou em 2021 o menor número de nascimentos desde 1974, quando o IBGE começou a computar os dados. Foram 2,63 milhões de nascimentos no país, 1,6% a menos do que no ano anterior. Os dados fazem parte das Estatísticas do Registro Civil (...) os dados do IBGE mostram que, ao longo dos anos, o Brasil tem registrado queda de fecundidade, que é a proporção de partos por mulheres em idade fértil (15 a 49 anos). Ao longo do tempo, o país também vem tendo um aumento na idade média das mães. Em 2001, por exemplo, 21,6% dos partos eram de mães com menos de 20 anos. Em 2021, esse percentual caiu para 13,2%. (MADEIRO, Carlos. IBGE: Brasil tem o menor nº de nascimentos e o maior de mortes desde 1974).
Sobre a diminuição do número de nascimentos no Brasil, exposta no trecho acima, analise as assertivas abaixo: I. O número médio de filhos por mulher no Brasil vem diminuindo constantemente nas últimas décadas. O processo de urbanização, o aumento no nível educacional, o acesso das mulheres ao mercado de trabalho, a disseminação de métodos contraceptivos e a melhora nas condições de saúde foram fundamentais para essa mudança. II. Entre as décadas de 1970 e 2010, foi possível observar queda nas taxas de crescimento por década no Brasil. Porém, a queda não foi constante, já que, nos anos 1990, a euforia da estabilidade econômica fez o país apresentar índices de crescimento que superaram a década de 1980. III. O aumento na idade média das mães (apontada no trecho acima) reflete diretamente na taxa de fecundidade em nosso país, pois, ao engravidarem com idade mais avançada, as mulheres tendem a ter menos filhos. IV. A liberação irrestrita do aborto em nosso país foi um dos principais motivos para a diminuição da taxa de fecundidade brasileira.
Quais estão corretas? 

A grande migração interna ou mobilidade espacial é um dos traços mais marcantes da população brasileira. E essa mobilidade interna sempre esteve ligada ao processo de povoamento do nosso extenso território. A própria sucessão dos ciclos ou períodos da economia brasileira, sempre vinculados a um determinado produto ou atividade, favoreceu essa mobilidade, pois as pessoas são sempre atraídas por fatores como emprego, facilidade de obtenção de terras ou enriquecimento rápido. Acerca dos movimentos migratórios internos do Brasil, assinale a alternativa correta.

Considerando-se os principais conceitos demográficos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Crescimento Vegetativo consiste na diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população em determinado intervalo de tempo.
( ) Saldo Migratório é a diferença entre a perda de residentes fixos (imigrantes) e a entrada de novos residentes no país (emigrantes).
( ) A taxa de natalidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo.
( ) A taxa de fecundidade representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano.

O envelhecimento da população mundial é um fenômeno novo ao qual mesmo os países mais ricos e poderosos ainda estão tentando se adaptar. O que era no passado privilégio de alguns poucos passou a ser uma experiência de um número crescente de pessoas em todo o mundo. Envelhecer no final deste século já não é proeza reservada a uma pequena parcela da população. No entanto, no que se refere ao envelhecimento populacional, os países desenvolvidos diferem substancialmente dos subdesenvolvidos, já que os mecanismos que levam a tal envelhecimento são distintos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis