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#Questão 1118647 - Literatura, Modernismo, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Letras - Português e Literatura Brasileira

Em viagem pela Europa, ou em contato com amigos europeus, escritores como Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Tristão de Ataíde e Graça Aranha tiveram contato com os movimentos de vanguardas artísticas do início do século XX. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi ponto de encontro desse grupo, trazendo inovações da linguagem literária, desde os caracteres materiais da pontuação e do traçado gráfico até as estruturas fônicas, léxicas e sintáticas do discurso.

Mario de Andrade, no “Prefácio interessantíssimo” de “Pauliceia Desvairada”, por exemplo, escreveu: 

“Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi. Daí a razão deste Prefácio interessantíssimo. (...) Um pouco de teoria? Acredito que o lirismo, nascido no subconsciente, acrisolado num pensamento claro ou confuso, cria frases que são versos inteiros, sem prejuízo de medir tantas sílabas, com acentuação determinada” (ANDRADE apud BOSI, 2013, p. 371).

Fonte: BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. 49ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

Sobre a primeira fase do Modernismo brasileiro, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A Semana de Arte Moderna foi o ponto de encontro das várias tendências artísticas que, desde a I Guerra, vinham se firmando de Norte a Sul no Brasil.
( ) Apesar de a Semana ter ocorrido somente em 1922, entre os anos 1920 e 1921 Mário de Andrade já havia escrito “Pauliceia Desvairada”, primeiro livro de poesia integralmente nova.
( ) O verso livre foi a última conquista do Simbolismo e o primeiro passo do Modernismo. Sendo ele uma unidade rítmico-melódica, o verso livre virá a produzir também um novo modo de dispor o texto.

A sequência correta é

#Questão 1118648 - Literatura, Teoria Literária, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Letras - Português e Literatura Brasileira

Em 2003, foi sancionada a Lei Nº 10.639, tornando obrigatório o ensino de história, cultura e literatura afro-brasileira. Em 2008, essa lei foi atualizada como Lei Nº 11.645, incluindo o ensino de história, cultura e literatura indígena. No campo da Literatura, busca-se ensinar também as literaturas africanas de língua portuguesa como forma de aproximação entre o continente africano e a língua portuguesa.

Sobre as Literaturas de Língua Portuguesa estudadas no Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I  →  Os textos literários de autoria africana em língua portuguesa apresentam uma realidade exótica e mágica do continente africano. 
II  →  A inclusão de autores como Pepetela (Angola) e Mia Couto (Moçambique) na lista de leituras literárias obrigatórias de vestibulares concorridos nacionalmente foi fator determinante para a publicação desses autores no Brasil e, consequentemente, sua popularidade entre os leitores de literatura.
III  →  Desde a sanção da Lei Nº 10639/03 que a disciplina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa é obrigatória nos cursos de Letras das universidades públicas e privadas do Brasil.
IV  →  Mais de vinte anos após a sanção da Lei Nº 10639/03, é possível observar os cinco países africanos de língua oficial portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde) presentes nas leituras literárias obrigatórias da educação básica.

Está(ão) correta(s)

#Questão 1118649 - Literatura, Teoria Literária, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Letras - Português e Literatura Brasileira

O ensino de Literatura e a formação do leitor foram especialmente associados à escolarização da leitura literária e à disciplinarização da Literatura, o que, com o passar do tempo, foi se intensificando por meio dos dispositivos legais vinculados à Educação. A BNCC (Brasil, 2018), por exemplo, trata disso nas competências específicas 1, 2, 3 e 4, habilidades EM13LGG 103, EM13LGG 105, EM13LGG 202, EM13LGG 203, EM13LGG 302, EM13LGG 305, EM13LGG 401, e, mais especialmente, na competência específica 6, habilidades EM13LGG 601, EM13LGG 602, EM13LGG 603 e EM13LGG 604. Vale dizer que a Literatura deve integrar o cotidiano do(a) aluno(a), de modo que a vivência literária o(a) acompanhe mesmo fora do ambiente escolar, bem como depois da formação mínima prevista em lei.

Com base nisso, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A seleção e indicação de leituras literárias que formarão o repertório a ser lido cabem especificamente ao(à) professor(a), que deve levar em conta para sua escolha, sobretudo, elementos que aprimorem os conhecimentos linguísticos e textuais do(a) leitor(a).
( ) A concepção de Literatura, a metodologia adotada e os papéis do(a) professor(a) e do(a) aluno(a) são elementos que interferem decisivamente no trabalho com a leitura literária em sala de aula e, por consequência, no processo de formação de leitores.
( ) Metodologias como o letramento literário contribuem para o processo de formação de leitores porque incentivam a apropriação da Literatura a partir da leitura literária especificamente, fundando-se numa relação intensa com a linguagem.

A sequência correta é

O processo administrativo é regido pela Lei nº 9.784/99. Nos termos do que dispõe a referida lei, está INCORRETO afirmar que

#Questão 927805 - Matemática, Geometria Espacial, UFSM, 2023, UFSM, 2023 - UFSM - Assistente em Administração

Com base nos dados da figura, o volume da piscina, em litros, é de

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