Em 2003, foi sancionada a Lei Nº 10.639, tornando...

#Questão 1118648 - Literatura, Teoria Literária, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Letras - Português e Literatura Brasileira

Em 2003, foi sancionada a Lei Nº 10.639, tornando obrigatório o ensino de história, cultura e literatura afro-brasileira. Em 2008, essa lei foi atualizada como Lei Nº 11.645, incluindo o ensino de história, cultura e literatura indígena. No campo da Literatura, busca-se ensinar também as literaturas africanas de língua portuguesa como forma de aproximação entre o continente africano e a língua portuguesa.

Sobre as Literaturas de Língua Portuguesa estudadas no Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I  →  Os textos literários de autoria africana em língua portuguesa apresentam uma realidade exótica e mágica do continente africano. 
II  →  A inclusão de autores como Pepetela (Angola) e Mia Couto (Moçambique) na lista de leituras literárias obrigatórias de vestibulares concorridos nacionalmente foi fator determinante para a publicação desses autores no Brasil e, consequentemente, sua popularidade entre os leitores de literatura.
III  →  Desde a sanção da Lei Nº 10639/03 que a disciplina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa é obrigatória nos cursos de Letras das universidades públicas e privadas do Brasil.
IV  →  Mais de vinte anos após a sanção da Lei Nº 10639/03, é possível observar os cinco países africanos de língua oficial portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde) presentes nas leituras literárias obrigatórias da educação básica.

Está(ão) correta(s)

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis