Listagem de Questões Concurso STJ
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
Toda e qualquer informação redigida pelo jornalista de TV tem de ser clara e facilmente compreendida por toda a equipe envolvida na produção. Por isso, é norma o uso de lauda especial e de algumas regras, como o uso apenas do lado direito da lauda; redigir em caixa alta; não dividir palavras; controlar o tempo/tamanho do texto, sabendo que uma linha de 32 toques corresponde a 2,5 segundos de leitura.
O repórter de televisão tem como uma das suas atribuições, ao fazer a sua matéria e as entrevistas, produzir contraplanos, enquadramentos em que refaz as perguntas apresentadas ao entrevistado. Esses planos são fundamentais para a edição da matéria. Muitas vezes, além de repetir as perguntas, deverá ter contraplanos em que, calado, presta atenção ao que o entrevistado diz.
Até pouco tempo, as redações das TVs tinham equipes com grande número de repórteres e jornalistas. A tendência dos últimos anos tem sido a de acúmulo de funções. Por isso, as tarefas da chefia de reportagem se tornaram cada vez menores, transferidas para cada repórter.
Os editores do telejornalismo são responsáveis pelo corte do áudio e das imagens, mas a seqüência lógica da matéria quem dá é o repórter. Os editores não têm autonomia para mudar o que eles trazem da rua já semipronto, sendo obrigados a seguir um roteiro prévio.
No jornalismo televisivo, chama-se de cabeça de matéria a abertura de uma notícia, aquela que o repórter faz ao vivo ou gravada na rua, com a função de introduzir o assunto: é o lead do telejornalismo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}