Listagem de Questões Concurso STJ
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
As equipes de profissionais de rádio se revezam por turnos. Na maioria dos casos, as emissoras se dedicam a música e jornalismo, além de dicas culturais, flashes e entrevistas. Por isso, mantêm redatores, pauteiros, produtores, locutores, programadores musicais, comentaristas, apresentadores, repórteres e chefias que variam em número por turno em função da programação.
O processo de edição em rádio se dá cada vez mais pelo roteiro de edição e pelo corte ao vivo, já que os programas gravados tendem a ser cada vez menos usados.
Considerando que a produção e o texto de rádio têm as suas especificidades e estilo próprios, julgue os itens seguintes.
O jornalismo de rádio, hoje, se utiliza basicamente dos gêneros notícia, reportagem e entrevista, e o comentário está restrito a esporte, economia e política.
Existem normas bem claras para a construção do texto noticioso em rádio. A introdução é sempre curta e se utiliza do arranque e do lead para apresentar um fato. A forma mais adequada da estrutura da notícia é a mesma do jornalismo impresso, ou seja, a pirâmide invertida.
As redações, com a complexidade e as diversas possibilidades resultantes do progresso tecnológico, estão mais aptas a fazer coberturas de grande credibilidade porque suas equipes são reforçadas por um número maior de profissionais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}