Listagem de Questões Concurso STJ
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
A escrita trouxe a racionalização do uso da síntese no rádio. No entanto, os textos lidos limitam a espontaneidade do locutor, seja no jornalismo, seja nos programas do tipo revista, nos talk-shows, entrevistas e debates.
A informatização facilitou a existência do estilo all news na rádio brasileira, gênero que determina um uso mais formal de linguagem e requer uma apuração rigorosa da notícia, que limita a participação do jornalista e exige um esforço maior de controle dos textos.
Os programas de humor nas rádios são apresentados principalmente nas FMs e têm como alvo os públicos de baixa renda e, mais recentemente, os públicos jovens de classe média. Muitos são apenas repetições de programas de TV, seguem o mesmo estilo e roteiro, e o tipo de humor que apresentam está perto da saturação.
Os roteiros e formatos de programas de entrevistas, jornalismo all news, debates, entrevistas e mesasredondas seguem o padrão televisivo, com a diferença de que a agilidade e a presença do ao vivo são maiores no rádio. Por isso, dispensam a elaboração de scripts e roteiros precisos.
A programação de uma rádio obedece a um mapa de fluxo que contém toda a grade dos programas da emissora. Aos editores compete cumprir rigorosamente o mapa, a qualquer custo, principalmente nas emissoras em rede, para que não haja quebra na rede e prejuízo para anunciantes.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}