Listagem de Questões Concurso STJ
A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.
Os estilos jornalísticos conhecidos como artigo e comentário não são diferentes entre si; ao contrário, guardam relação estreita já que ambos são matéria jornalística em que o repórter narra uma notícia e a comenta, com total liberdade de opinião, e assina a matéria.
A charge é um estilo jornalístico que se mantém vivo e que vem-se modernizando ao longo do tempo; é um desenho, geralmente humorístico e de caráter político e de crítica de costumes, que não depende de texto para ser explicado. Em geral, a notícia do dia é sua fonte de inspiração. Mais recentemente, vem assumindo até mesmo a função de editorial, sendo localizada, em vários jornais, nas páginas de opinião ou do editorial do jornal.
Como técnica de redação de jornalismo impresso, o lead deve sempre procurar o inusitado, trazendo um tom emocional para a matéria, caso contrário, pode desinteressar o leitor já no início da matéria e fazer que ele desista de lê-la.
Os jornais usam cada vez mais o recurso da sub-retranca, que vem a ser a reportagem ou texto que explora os desdobramentos de uma notícia publicada na edição anterior. A sub-retranca deve ser intitulada procurando uma conexão com fatos já acontecidos e sua marca gráfica é sempre em corpo maior que a de um texto autônomo.
Como resultado de um planejamento gráfico e da diversificação do produto jornalístico com a inclusão de novos projetos em um mesmo jornal, são programados cadernos especiais encartados nos jornais diários. Em geral, são tablóides, formato cuja mancha tem aproximadamente a metade do formato standard, com área de impressão que corresponde a 32 cm por 24,9 cm.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}