Questões Concurso SME/SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME/SP

#Questão 588068 - Geografia, Globalização, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Com relação à ideia apresentada pela pesquisadora, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Vivenciamos um espaço fluido, não-localizável mecanicamente, e um tempo irreversível, imprevisível e simultâneo.

( ) Experimentamos um mundo onde a desconexão entre espaço e tempo cria novas bases de percepção e de explicação da realidade.

( ) Realizamos práticas sociais em um mundo em que o tempo único é responsável pela compressão do espaço.

As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 588075 - Geografia, População Brasileira, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Mesmo passados mais de 120 anos da sanção da Lei Áurea, decisões de organismos governamentais, para atender às demandas territoriais no país, são conflitantes e mesmo contraditórias, como no caso dos quilombos. Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Há um deliberado “esquecimento” das comunidades e dos territórios derivados de antigos quilombos, sítio geográfico estratégico onde se agrupavam pessoas de origem africana.

II. A situação dos quilombos contemporâneos, apesar das disposições constitucionais de 1988, tem sido tratada com ações episódicas e fragmentárias.

III. Os quilombos são associados a algo do passado, como se não fizessem parte da vida nacional contemporânea.

Está correto o que se afirma em

#Questão 588076 - Geografia, População Brasileira, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Com relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados.

II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.

III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.

Assinale:

#Questão 588078 - Geografia, Teoria em Geografia, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.” (HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.

#Questão 591111 - Língua Inglesa, Interpretação de Texto, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Critical literacy emphasizes the need to use language as a vehicle for social change. One of the strategies a teacher may use for this purpose is

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis