Questões Concurso SESI/SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SESI/SP

Com relação aos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.

Ainda a respeito dos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.

Acerca das diversas abordagens pedagógicas da educação física que surgiram a partir dos anos 80 do século XX, assinale a opção correta.

A cultura exerce controle sobre o corpo, não apenas como meio de imposição de regras, mas também por meio da construção da própria noção de corpo. Nesse sentido, cada um dos itens abaixo apresenta uma frase, retirada de entrevista feita em pesquisa realizada por Daólio, seguida de uma assertiva a ser julgada.

 I "Eu pego aluno que não sabe correr, não sabe respirar direito ainda. Só jogam futebol." Esse professor considera o corpo do aluno como algo ligado à natureza, desprovido de aprendizagens anteriores.

II "A regra de um jogo você transporta para a regra da vida, como você vive em sociedade." Esse professor demonstra que a educação física contribui para o aluno compreender seu papel na sociedade.

III "É a hora que eles podem jogar bola. É aquela hora de lazer, de descontração." Esse professor valoriza o conteúdo da educação física e a sua interação com outras disciplinas do currículo escolar.

IV "Dentro da educação física você pode ajudar o corpo a funcionar, essa máquina a funcionar de uma forma melhor." Esse professor manifesta uma visão que valoriza o corpo como uma expressão do ser-no-mundo.

 Estão certos apenas os itens

Acerca do processo de formação continuada dos professores de educação física que auxilie uma elaboração crítica do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subseqüentes.

 I Os limites da escola na transformação da realidade social direcionam a formação continuada para uma dimensão mais técnica, neutra do ponto de vista político.

II O caráter diversificado da realidade escolar implica uma formação generalista, na qual o domínio de técnicas especializadas é mais importante do que a teoria.

III Devem ser elaboradas estratégias de formação continuada para que os professores desenvolvam competências para lidar com situações novas, que apresentem problemas não-rotineiros.

IV A natureza da formação continuada é conflitante: de um lado, reúne professores em torno de uma proposta pedagógica, de outro, atende necessidades locais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis