Questões Concurso Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - CE (SEPOG/CE) (2ª edição)

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Com intuito de catequizar e mudar a vida dos povos indígenas, os jesuítas chegaram em 1607. Fundaram várias aldeias e missões, tais como Caucaia, Paupina e Pavuna. No entanto, só foi em 1620 que, de fato, se concretizou a conquista esperada por Portugal. O nome do colonizador era:

A partir de 1930, início da era Vargas, há a necessidade de se pensar numa identidade nacional que nos representasse em todos os lugares. Assim, com a criação do Ministério da Educação e a Reforma Francisco Campos, nos programas e livros didáticos, a História ensinada declarou a ausência de preconceitos raciais e étnicos. Nessa perspectiva, o povo brasileiro era formado por brancos descendentes de portugueses, índios e negros, portanto mestiço, compondo conjuntos harmônicos de convivência dentro de uma sociedade multirracial e sem conflitos, cada qual colaborando com seu trabalho para a grandeza e riqueza do País. Essa tese ficou conhecida como:

O ensino de história passou por várias fases ao longo do século XX, pois um governo pode modificar o ensino das disciplinas de acordo com o plano de educação vigente. Assim, teve-se a consolidação da disciplina de Estudos Sociais, ou seja, a fusão de história e geografia. Em que momento isso ocorreu?

Com relação ao conteúdo do texto em análise, assinale a alternativa correta.

Com relação à lusofonia e no tocante aos aspectos ortográficos da língua portuguesa no processo de aquisição da modalidade escrita dessa língua, assinale a assertiva correta.

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