Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - CE (SEPOG/C

Ensinar é uma atividade interativa mediada pelo entendimento discursivo entre o professor, os alunos e o conhecimento. Em relação à ética do professor em sala de aula, pode-se inferir.
  • A. A ética se apresenta como elemento de mediação entre outras duas dimensões constitutivas do ser professor: a técnica e a política.
  • B. A dimensão ética como um estruturante do trabalho docente deve ter sentido expresso em maior escala nas interações dos sujeitos do que nas interações socioinstitucionais.
  • C. No que concerne às interações de pessoas, a dimensão ética se faz presente entre professor e aluno, como forma a assimilação do conhecimento, em detrimento de outros atores da escola.
  • D. A dimensão ética do trabalho docente se sustenta no fato de que esta profissão está voltada para a formação de outras pessoas. Desde modo, a competitividade, o individualismo e a busca do sucesso, devem ser incentivados, objetivando a meritocracia.
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 As palavras “erro” (l. 01) e “erro” (l. 05), conforme os aspectos semânticos e as regras de ortoepia – “estudo tradicional e normativo que determina os caracteres fônicos, considerados cultos e relevantes, e a boa pronúncia” (HOUAISS, 2009) –, são exemplos de homônimos:
  • A. homógrafos e homófonos.
  • B. heterógrafos e homófonos.
  • C. heterógrafos e heterófonos.
  • D. homógrafos e heterofônicos.
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De acordo com Beaugrande e Dressler (1981, apud Koch*), a coesão textual é um dos sete critérios para a construção do sentido. Desse modo, deve-se incutir na mente do aluno a importância da coesão textual, a qual é designada como:
  • A. “o conjunto de fatores que tornam um texto relevante para uma situação comunicativa em curso ou passível de ser reconstruída”.
  • B. “a forma como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se interligam, se interconectam por meio de recursos também linguísticos, de modo a formar um ‘tecido’”.
  • C. “os diversos modos como os sujeitos usam textos para perseguir e realizar suas intenções comunicativas, mobilizando, para tanto, os recursos adequados à concretização dos objetivos visados”.
  • D. “as diversas maneiras pelas quais a produção/recepção de um dado texto depende do conhecimento de outros textos por parte dos interlocutores, ou seja, dos diversos tipos de relações que um texto mantém com outros textos”.
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Bakhtin* assevera o seguinte: "Qualquer enunciado considerado isoladamente é, claro, individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados". Esse trecho, de acordo com esse linguista russo, designa:
  • A. o “estilo”.
  • B. o “conteúdo temático”.
  • C. os “gêneros do discurso”.
  • D. a “construção composicional”.
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Observe este exercício: “1. Substitua as expressões em negrito por pronomes oblíquos adequados. Faça as adaptações necessárias às frases: a) Ana traga para mim um livro para eu ler o livro. b) Rui quer uma bicicleta e vai comprar ela. c) Eu e José já vamos. Quem vai com nós?”*. Esse exercício, de acordo com a “prática de análise linguística”, refere-se a qual domínio?
  • A. “emprego de elementos dêiticos e de elementos anafóricos sem relação explícita com situações ou expressões que permitam identificar a referência”.
  • B. “predominância de verbos de significação mais abrangente (ser, ter, estar, ficar, pôr, dar) em vez de verbos com significação mais específica”.
  • C. “casos mais gerais de concordância nominal e verbal para recuperação da referência e manutenção da coesão”.
  • D. “predominância da parataxe e da coordenação sobre as estruturas de subordinação”.
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Para a atualização da cartografia do cadastro urbano da cidade de Fortaleza, é recomendável a utilização de uma escala cartográfica com níveis de detalhes compatíveis entre:
  • A. 1:5.000 e 1:2.000.
  • B. 1:50.000 e 1:100.000.
  • C. 1:250.000 e 1:500.000.
  • D. 1:1.000.000 e 1:1.500.000.
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A distância entre dois pontos em um mapa mede 10 milímetros. Utilizando a escala desse mapa, encontramos a distância real de 1 km. A escala desse mapa é:
  • A. 1:10.000.
  • B. 1:50.000.
  • C. 1:100.000.
  • D. 1:500.000.
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O ensino e a aprendizagem da conjugação de verbos irregulares impõem dificuldades para professores e alunos, como é o caso do verbo ver neste exemplo: Se você vir esse filme, não vai conseguir dormir! No tocante ao estudo desse tipo de conteúdo em uma situação de sala de aula do nono ano, uma prática didático-pedagógica que se tem mostrado bastante inoperante é:
  • A. expor aos alunos as formas primitivas dos verbos e delas depreender as derivadas.
  • B. memorizar os diferentes paradigmas de conjugação de verbos irregulares.
  • C. contextualizar o emprego da flexão das formas verbais irregulares.
  • D. utilizar estruturas frasais de fácil compreensão para o aluno.
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Entre as unidades de conservação estaduais situadas no município de Fortaleza, podemos citar:
  • A. o Parque Ecológico do Cocó e o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.
  • B. a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti e a Área de Proteção Ambiental da Serra de Aratanha.
  • C. o Parque Ecológico do Cocó e a Área de Proteção Ambiental Lagamar do Cauípe.
  • D. a Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.
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As estratégias textual-discursivas de construção do sentido devem ser baseadas em uma abordagem de interação sociocognitiva, ou seja, os atores da comunicação lançam mão de um conjunto dessas estratégias com vistas ao processamento do texto. Entre as ações seguintes, qual NÃO se relaciona a tais estratégias?
  • A. A introdução de explicações.
  • B. A facilitação da compreensão.
  • C. A reflexão sobre a própria enunciação.
  • D. A diminuição da força retórica do texto.
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