Questões Concurso Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - CE (SEPOG/CE) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - CE (SEPOG/CE) (2ª edição)

Assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao setor de atividade que concentra a menor quantidade de empregos formais no município de Fortaleza.

Com relação às obras do russo Lev Vygotsky, destaca-se o conceito da ZDP – zona de desenvolvimento proximal, a qual está relacionada à diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha, i.e., a zona de desenvolvimento real (ZDR), e aquilo que é capaz de aprender e fazer por meio do auxílio de uma pessoa mais experiente – zona de desenvolvimento potencial (ZDPL) – representada por um adulto, uma criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado. Em sala de aula, essa “pessoa mais experiente”, por óbvio, é o professor, por isso lhe cabe, ao trabalhar, juntamente com seus alunos, seja crianças, seja adolescentes, as relações entre significação e contexto:

De acordo com Perini (1997: 13, apud Bagno*), “qualquer falante de português possui um conhecimento implícito altamente elaborado da língua, muito embora não seja capaz de explicitar esse conhecimento. E [...] esse conhecimento não é fruto de instrução na escola, mas foi adquirido de maneira tão natural e espontânea quanto a nossa habilidade de andar”. Esse trecho explicita as bases de uma prática didático-pedagógica a qual coloca em relevo:

Costa e Foltran (2013)* afirmam que “No contexto escolar, a preocupação com o texto surge a partir de um diagnóstico bastante negativo sobre o domínio de leitura e escrita apresentado pelos egressos da educação básica. [...] Não foi difícil constatar que o empenho dos professores se concentrava principalmente no ensino de nomenclatura e classificação gramatical, e que esse conhecimento não garantia o domínio efetivo da norma culta e muito menos a capacidade de ler e escrever textos, tendo em vista as reais condições dessas habilidades”*. Considerando essa afirmação, as atividades voltadas para a leitura e a compreensão de textos devem ser baseadas principalmente em estratégias que:

O ensino de língua portuguesa objetiva formar usuários competentes, e entende-se essa competência comunicativa como a habilidade tida pelo falante de fazer uso de uma quantidade crescente de meios linguísticos de que ele dispõe conforme cada situação de interação efetiva de comunicação. Na busca por esse objetivo, um professor de língua portuguesa do oitavo ano, por exemplo, deve:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis