Secretaria da Fazenda do Estado - SC (SEFAZ/SC)

No texto, o colunista expõe argumentos que procuram explicar as elevadas estatísticas associadas à ocorrência de crimes no Brasil. Dentre as medidas apresentadas abaixo, todas com o objetivo de reduzir as taxas de criminalidade brasileiras, a única que pode ser justificada por tais argumentos é:

  • A. a duplicação das vagas nos presídios brasileiros, que enfrentam crises de superlotação.
  • B. a melhoria do sistema de educação público, de modo a equipará-lo com o privado.
  • C. a redução da maioridade penal, que atualmente é de 18 anos, para os 16 anos.
  • D. o investimento em programas sociais que tenham como meta a erradicação da pobreza.
  • E. a utilização de técnicas científicas avançadas e novas tecnologias nas investigações policiais.
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Não temos ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. Podemos afirmar que a robótica vai mudar quase todas as modalidades de trabalho. (1o parágrafo)

Evitando-se o uso da primeira pessoa do plural, as duas frases acima articulam-se com correção e lógica em um único período em:

  • A. Apesar de não se ter ideia de como será o mercado de trabalho em 2050, pode-se afirmar que a robótica vai mudar diversas modalidades de trabalho.
  • B. Podem-se afirmar que a robótica vai mudar diversas modalidades de trabalho, assim como não tem ideia de como será o mercado de trabalho em 2050.
  • C. Embora não têm ideia de como será o mercado de trabalho, em 2050, podem afirmar que a robótica vai mudar diversas modalidades de trabalho.
  • D. Apesar de não saber como será o mercado de trabalho em 2050, podem-se afirmar que diversas modalidades de trabalho, serão modificadas pela robótica.
  • E. Porquanto não tenham ideia de como será o mercado de trabalho em 2050, afirmam-se com propriedade que a robótica mudará diversas modalidades de trabalho.
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A tabela a seguir apresenta a distribuição de frequências dos salários, em número de salários mínimos (SM), dos funcionários de um órgão público:

  • A. 9,85
  • B. 11,35
  • C. 11,05
  • D. 10,95
  • E. 11,65
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Considere as afirmações a seguir:

I. Mesmo que possam ter substituído o homem em diversas funções, as máquinas ainda não são capazes de competir com as habilidades cognitivas do ser humano.

II. O receio de que as máquinas possam eliminar empregos encontra fundamento no desemprego maciço observado no século XIX com o advento da Revolução Industrial.

III. No primeiro parágrafo, o autor apresenta dois pontos de vista conflitantes a respeito das consequências da automação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. I e III.
  • C. I e II.
  • D. II e III.
  • E. II.
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Com relação ao Brasil, entretanto, é preciso reconhecer que o cinema brasileiro até hoje não teve influência em âmbito nacional.

Sem prejuízo para correção e a coerência do texto, uma redação alternativa para o segmento sublinhado acima está em:

  • A. Conquanto se trate do Brasil, seria preciso reconhecer que
  • B. Quando se trata do Brasil, há outrossim, o reconhecimento de que
  • C. No que tange o Brasil, todavia reconhece-se que
  • D. No que concerne ao Brasil, não obstante, há de se reconhecer que
  • E. Tal como ocorrem no Brasil, por conseguinte, há quem reconheça que
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Um imposto constitui um peso-morto porque afeta as decisões de compradores e vendedores. O imposto aumenta o preço pago pelos compradores que passam a consumir menos. Ao mesmo tempo, o imposto reduz o preço recebido pelos vendedores, que passam a produzir menos. Devido a essas alterações do comportamento, o tamanho do mercado cai para baixo do nível ótimo. Em vista disso, conclui-se que
  • A. quanto maiores forem as elasticidades da oferta e da demanda, maior será o peso morto de um imposto.
  • B. o peso-morto de um imposto é a área do triângulo situado entre a curva da demanda e a linha que representa o preço de equilíbrio.
  • C. subsídios não geram peso-morto.
  • D. peso-morto é um termo utilizado para designar uma situação em que o mercado se encontra no seu ótimo de Pareto.
  • E. à medida que se aumentam as alíquotas de um imposto sobre as vendas, o peso-morto do produtor diminui.
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O excedente do consumidor
  • A. agregado é calculado pela diferença entre o preço que um consumidor estaria disposto a pagar por uma mercadoria e o preço que realmente paga.
  • B. só pode ser medido em unidades monetárias sob a premissa de que a utilidade marginal do consumidor, associada aos aumentos de renda, permanece constante dentro da faixa de renda em questão.
  • C. está sujeito ao impacto das externalidades de rede positivas, mas não ao das negativas.
  • D. está sujeito ao efeito cumulativo do consumo, as chamadas externalidades de rede negativas.
  • E. varia em proporção inversa à raridade de um bem, fenômeno que denomina-se externalidade de rede positiva.
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Considere as afirmações a seguir:

I. O objetivo principal do texto é apresentar a teoria econômica de Marshall, segundo a qual cabe ao Estado, por meio de medidas assistencialistas, a responsabilidade de dirimir a pobreza e a desigualdade entre as classes mais altas e baixas da população.

II. No 5o parágrafo, o segmento entre parênteses acrescenta uma ressalva ao argumento central do período.

III. Depreende-se do contexto que para formar “capital humano” é necessário, entre outras medidas, investir na saúde e na educação do indivíduo, de modo que este possa gerar riqueza para si próprio e para a sociedade.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e III, apenas.
  • B. I, II e III.
  • C. I, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I e III, apenas.
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Fecha-se assim o elo entre pobreza e improficiência. (1o parágrafo)

Em relação aos argumentos que a antecedem, a frase acima exprime noção de

  • A. conclusão.
  • B. causa.
  • C. concessão.
  • D. finalidade.
  • E. oposição.
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Considerado o contexto, está correto o que consta de:
  • A. O sinal indicativo de crase deverá ser mantido caso se substitua “economia mundial” por “uma economia globalizada” no segmento integrar-se de forma dinâmica à economia mundial (6o parágrafo).
  • B. O segmento não é a escassez de capital financeiro, mas a escassez de capital humano (6o parágrafo) exprime noção de finalidade.
  • C. Sem prejuízo da correção gramatical, o segmento impede que ele desenvolva (1o parágrafo) pode ser reescrito do seguinte modo: impede-lhe de desenvolver.
  • D. Os verbos do segmento Malthus [...] sugeria que o investimento público maciço em educação seria uma resposta mais eficaz (3o parágrafo) estão flexionados nos mesmos tempo e modo.
  • E. O segmento sublinhado em desde que possa ser combinada com um amplo sistema de bolsas de estudo (último parágrafo) pode ser substituído por “uma vez que”, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase.
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