Questões Concurso Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP

#Questão 1131948 - História, História Geral, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Do ponto de vista da historiografia e do ensino de história, a questão da cidadania tem sido debatida como um problema fundamental das sociedades. Nesse sentido, ela possui uma ampla abrangência, incluindo por exemplo, os temas abaixo descritos. Analise cada um desses temas e destaque a que marca especificamente épocas anteriores ao contexto atual.

#Questão 1131949 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Tomando como parâmetro a História do Brasil, vista por meio da perspectiva de Boris Fausto, analise as afirmativas abaixo:

I – A figura do bandeirante e as qualidades da sociedade paulistana do século XVII foram exaltadas, principalmente, por historiadores de São Paulo como Alfredo Ellis Júnior e Afonso Taunay.
II – Os paulistas são considerados uma raça especial, em que suas façanhas ratificam a imagem que possuem como herois civilizadores.
III – Os interesses da Coroa e o bandeirismo sempre estiveram dissociados.
IV – A exaltação dos bandeirantes, em São Paulo, está presente na momenclatura de estradas, avenidas e monumentos.

É falso o que se afirma em: 

#Questão 1131950 - Pedagogia, Legislação da Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Analise as afirmativas abaixo:

I - A BNCC é a norma que regulamenta as aprendizagens essenciais que devem ser trabalhadas nas escolas do Brasil, sejam públicas ou privadas, desde a educação infantil até o ensino médio. A norma indica a interdisciplinaridade e a transversalidade como elementos importantes da educação.
II - Entre os diversos tempos históricos, o período da Antiguidade é contemplado pela BNCC mais especificamente no 5o e nos 6o anos do ensino fundamental. A ideia é colocar em pauta o registro das primeiras sociedades e a construção da Antiguidade Clássica, para depois compará- las com outras sociedades e concepções de mundo. 

#Questão 1131952 - História, História Geral, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Pautado nas heranças culturais da antiguidade, analise as asserções posteriores:

I - A história da Grécia Antiga e da Roma Antiga exerce influência de forma significativa no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente.
II – O Império Romano foi cenário para o surgimento da democracia e de pensadores filósofos que ficaram conhecidos até os dias de hoje, como Platão e Aristóteles.
III - O império, a monarquia e a república foram as três principais fases políticas da civilização grega.
IV – Os povos maias, incas e astecas são civilizações americanas da Antiguidade Clássica.

É verdadeiro o que se afirma em: 

#Questão 1131953 - História, História do Brasil, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Analise as afirmativas abaixo:

I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.

É falso o que se afirma em: 

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