Questões Concurso Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP

#Questão 1132043 - Língua Inglesa, Interpretação de texto | Reading comprehension, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Língua Portuguesa e Inglês

Read the text below to answer question


“To read these books, in this way, as an exercise in self-knowledge, carries certain risks. Risks that are both personal and political. Risks that every student of Political Philosophy has known. These risks spring from the fact that philosophy teaches us, and unsettles us, by confronting us with what we already know. There is an irony: the difficulty of this course consists in the fact that it teaches what you already know. It works by taking what we know from familiar unquestioned settings, and making it strange. [...] Philosophy estranges us from the familiar, not by supplying new information, but by inviting and provoking a new way of seeing.


    But, and here is the risk, once the familiar turns strange, it is never quite the same again. Self-knowledge is like lost innocence; however unsettling you find it, it can never be 'unthought' or 'unknown'. What makes this enterprise difficult, but also riveting, is that Moral and Political Philosophy is a story, and you don't know where the story would lead, but you do know that the story is about You.”


Text taken from: “Justice: What's the Right Thing to Do?” Introduction Class ― Michael Sandel

The metaphor "Self-knowledge is like lost innocence" implies that:

#Questão 1132044 - Língua Inglesa, Interpretação de texto | Reading comprehension, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Língua Portuguesa e Inglês

Read the text below to answer question


“To read these books, in this way, as an exercise in self-knowledge, carries certain risks. Risks that are both personal and political. Risks that every student of Political Philosophy has known. These risks spring from the fact that philosophy teaches us, and unsettles us, by confronting us with what we already know. There is an irony: the difficulty of this course consists in the fact that it teaches what you already know. It works by taking what we know from familiar unquestioned settings, and making it strange. [...] Philosophy estranges us from the familiar, not by supplying new information, but by inviting and provoking a new way of seeing.


    But, and here is the risk, once the familiar turns strange, it is never quite the same again. Self-knowledge is like lost innocence; however unsettling you find it, it can never be 'unthought' or 'unknown'. What makes this enterprise difficult, but also riveting, is that Moral and Political Philosophy is a story, and you don't know where the story would lead, but you do know that the story is about You.”


Text taken from: “Justice: What's the Right Thing to Do?” Introduction Class ― Michael Sandel

What does the word "unsettles" convey in the context of the passage?

#Questão 1132045 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Língua Portuguesa e Inglês

Tipos textuais e gêneros textuais não são conceitos análogos, mas apresentam diferenciações. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

I – Tipos textuais – realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas.
II – Gêneros textuais – constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas.
III – Tipos textuais – designações teóricas dos tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.
IV – Gêneros textuais – sua nomeação abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função.

É falso o que se afirma em:

#Questão 1132046 - Pedagogia, Legislação da Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Língua Portuguesa e Inglês

Ao analisar as habilidades comuns do 6º ano 9º ano, de acordo com a BNCC, sobre a produção textual, as estratégias adotadas dividem-se em antes, durante e após a produção do texto. Em relação às estratégias antes da produção do texto, deve-se planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando os aspectos abaixo:

I – situação comunicativa
II – interlocutores (quem escreve/ para quem escreve)
III – finalidade ou propósito (escrever para quê)
IV – unidades de sentido, dividindo o texto em parágrafos, tópicos e subtópicos

É verdadeiro o que se afirma em:

#Questão 1132047 - Pedagogia, Legislação da Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Língua Portuguesa e Inglês

“O texto é o centro das práticas de linguagem e, portanto, o centro da BNCC para Língua Portuguesa, mas não apenas o texto em sua modalidade verbal. Nas sociedades contemporâneas, textos não são apenas verbais: há uma variedade de composição de textos que articulam o verbal, o visual, o gestual, o sonoro – o que se denomina multimodalidade de linguagens” (Brasil, 2017).

Para atender a essa multiplicidade de modalidades e usos da língua escrita e da língua oral, e tendo sempre o texto como centro, a BNCC de Língua Portuguesa está organizada em cinco eixos organizadores, comuns ao longo do ensino fundamental. Nesse sentido, destaque o eixo que para os outros componentes curriculares é instrumento e, em Língua Portuguesa, é tema central. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis