Questões Concurso Prefeitura de São Luís - MA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Luís - MA

A partir da leitura global do texto acima, marque a opção que contém o conjunto de afirmações CORRETAS.

I. A criança escreve segundo o princípio alfabético.

II. O aluno não compreende a função de segmentação dos espaços em branco.

III. O texto produzido proporciona ao leitor uma construção de significação.

IV. Há orientação e alinhamento da escrita de acordo com os padrões da Língua Portuguesa.

V. O texto apresenta lacunas semânticas que o tornam prolixo.

Como professor das séries iniciais da Educação Básica, você, provavelmente, encontrará nas produções textuais dos alunos ocorrências como as destacadas nos trechos abaixo, extraídas do texto de um aluno da 2ª série.

“Era uma vez um palhaço que queria um (1) enpregada e (2) comvidou um mulher bonita (...) o palhaço dece essa (3) mulhe trabanar muito(...) ele (4) olho um lindo carro de briquedo (...)”

Observe os dados destacados no texto e assinale a alternativa que contém a CORRETA explicação para a ocorrência dos dados destacados:

“(...) ela colocou os pratos e as colher na mesa (...)”

 “(...) eu vou comprar umas telha para conserta o telhado (...)”

Os trechos acima, extraídos de uma redação de aluno da 4ª série do Ensino Fundamental, apresentam casos que fogem ao que prescreve a Gramática Normativa, no que concerne à concordância nominal de número. No entanto, o aluno contempla plenamente a idéia de pluralidade no nível:

Atentando para a abrangência do termo e para a importância dos recursos didáticos na Educação Infantil, julgue os itens apresentados abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) todo material didático usado pelo professor deve estar vinculado à proposta educativa que a escola pretende desenvolver e fazer parte do acervo escolar.

( ) as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas, quando vêm à escola compartilhar com as crianças os conhecimentos e informações que possuem sobre a comunidade local, podem ser consideradas recursos didáticos.

( ) os recursos didáticos não devem ser utilizados como centro da ação educativa e sim como instrumento de apoio com que podem contar professor e aluno no processo ensinoaprendizagem.

Na curta história da educação infantil no Brasil vem se observando o binômio também presente em outros níveis educacionais que deu origem às práticas educacionais: de um lado a orientação tradicional conservadora e de outro a orientação nova/liberal. Na tentativa de romper com esses modelos, pode-se dizer que uma escola ao adotar pressupostos para uma educação transformadora defende em seu projeto político-pedagógico, no tocante à formação pessoal e social da criança , que a infância:

I. é um tempo de preparação para a cidadania.

II. é um tempo de vivência de cidadania.

III. é um tempo que não tem identidade, um estágio de preparação para a vida adulta.

É CORRETO o que se expressa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis