Questões Concurso Prefeitura de São Luís - MA

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Pesquisas na área da linguagem vêm demonstrando que grande parte das crianças inicia o processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, antes mesmo de sua aprendizagem formal, pelo contato cotidiano que mantém com a linguagem escrita a partir de diferentes e usuais portadores de texto: embalagens, cartazes, revistas, placas de ônibus etc. Tal constatação contribui para a defesa e entendimento da aprendizagem da linguagem escrita como esforço de compreensão de um sistema de representação, levando as instituições de educação infantil a priorizar práticas pedagógicas

I. voltadas para o treinamento das habilidades responsáveis pelos aspectos figurativos da escrita: coordenação motora, discriminação visual e organização espacial.

II. voltadas para a mediação entre a oralidade e a escrita envolvendo tanto a participação das crianças em conversas cotidianas como a participação em situações mais formais de uso da linguagem.

III. centradas unicamente no aprendizado da linguagem escrita culta e formal.

Um dos importantes princípios definidos pela Constituição de 1988 foi a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei.” A LDB (lei 9.394/96) referenda tal princípio. De acordo com esses preceitos legais, em relação à gestão escolar, analise as proposições abaixo:

I. A gestão escolar tem como objetivos essenciais planejar, organizar, dirigir e controlar os serviços necessários à educação que se desenvolve na escola.

II. É de competência exclusiva do diretor escolar estabelecer as diretrizes que nortearão o processo de elaboração do projeto político pedagógico.

III. A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais da educação e usuários do processo de tomada de decisão e funcionamento da organização escolar.

IV. A prática da participação, por si só, é suficiente para desenvolver ações necessárias para garantir a finalidade do ensino.

Estão CORRETAS:

Cuidar e Educar constituem-se as funções da Educação Infantil. Considerando-se essas funções, analise os itens a seguir.

I. A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especialmente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

II. As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhes oferece.

 III. É tarefa exclusiva da creche e da pré-escola, promover o desenvolvimento integral da criança.

Pode-se afirmar que

A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:

I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.

II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.

III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.

IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.

É CORRETO o que se diz apenas em

Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:

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