Questões Concurso Prefeitura de Presidente Prudente - SP

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Conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n° 14.146/2015), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. De acordo com o artigo 2o , § 1° da referida lei, a avaliação da deficiência, quando necessária, será:

O racismo é compreendido como uma forma de discriminação que tem a raça em seu fundamento, por meio de práticas conscientes ou não, culminando em desvantagens e determinados privilégios, dependendo do grupo racial ao qual pertencem. O conceito de raça não é estático e depende das relações dos grupos sociais. No Brasil, as desigualdades se apresentam de diversificadas formas, e, no que diz respeito ao preconceito racial, diversos debates são suscitados no sentido de combater o racismo. Pode-se afirmar que a questão racial está imbricada com a questão

Analisar e inserir o Serviço Social nos diversificados debates existentes hoje é essencial. A necessidade de se trabalhar a transversalidade nos conteúdos, possibilitando uma intervenção que questione os papéis conservadores da sociedade e sobretudo compreender o debate sobre a questão de gênero, torna-se urgente no cenário atual, pois:

O Brasil é um país que está envelhecendo, um reflexo, dentre outros fatores, do aumento da expectativa de vida por meio de diversos fatores que trouxeram essa possibilidade. A Política Nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais dessa população, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Em relação ao direito à saúde, o Estatuto do Idoso considera que é assegurada a atenção integral à sua saúde, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para:

No que diz respeito ao trabalho com crianças e adolescentes, todos os esforços devem ser empreendidos para preservar e fortalecer vínculos familiares e comunitários dos atendidos em serviços de acolhimento. Esses vínculos são fundamentais, nessa etapa do desenvolvimento humano, para oferecer-lhes condições para um desenvolvimento saudável, culminando na formação de sua identidade e sua constituição como sujeito e cidadão. Nesse sentido, é importante que esse fortalecimento ocorra nas ações cotidianas dos serviços de acolhimento, como:

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