Questões Concurso Prefeitura de Passagem - PB

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Passagem - PB

Sobre a conduta alimentar do paciente acometido da doença celíaca, analise os itens:

I. O essencial é evitar alimentos que contenham glúten: pães, biscoitos, macarrão, bolos e outros.

II. Reduzir o consumo de açúcares e laticínios, pois se tornam agressores.

III. Aumentar o fracionamento da dieta e consequentemente reduzir o volume.

IV. Aumentar o consumo de proteínas para a regeneração da mucosa intestinal.

V. Observar as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e minerais como cálcio, ferro, potássio e sódio.

Estão CORRETAS:

Doença inflamatória intestinal que apresenta causa e origem desconhecidas. Pode comprometer todo o tubo digestivo, desde a boca até o ânus. A conduta alimentar de um paciente acometido dessa patologia deve:

I. A alimentação deve ser rica em carboidratos complexos e proteínas.

II. Aumentar o aporte de calorias (40 Kcal/Kg) devido ao catabolismo presente no processo inflamatório, elevando a temperatura do corpo

III. Diminuir o consumo de gorduras saturadas, devido à presença de esteatorreia; evitar leite e produtos lácteos (observar antes a tolerância do paciente).

IV. Aumentar o fracionamento da dieta em 7-8 refeições e consequentemente reduzir o volume.

V. Em relação às vitaminas e minerais, observar o ferro, a vitamina C, a B12 e o ácido fólico.


Estão CORRETAS:

Segundo o art. 198, da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes.

I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
III. Participação da comunidade.
IV. Participação dos órgãos de Controle.

Estão CORRETAS:

Segundo o art. 198, da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes.

I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
III. Participação da comunidade.
IV. Participação dos órgãos de Controle.

Estão CORRETAS:

Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) geralmente associamos ao transtorno no desenvolvimento neurológico que impacta nas habilidades de comunicação (verbal ou não), sociais e comportamentais (atitudes e interesses repetitivos e restritos).Entretanto, um outro aspecto tão importante quanto os demais, também pode ser comprometido e merece atenção: a habilidade motora. Esse é um aspecto que vai além do olhar voltado aos movimentos repetitivos realizados pelos autistas, como os de braços e pernas.

De acordo com a habilidade motora, associe a numeração de 1 a 4, de acordo com os parênteses:

(1) Habilidades motoras brutas (2) Tônus Muscular. (3) Marcha. (4) Planejamento motor.

( ) Está relacionado a maneira como caminhamos, a criança com TEA pode apresentar um padrão diferenciado e andarem na ponta dos pés. Normalmente, este distúrbio começa com uma idade média entre 18 e 24 meses de vida, quando costumam a aprender a andar

( ) No caso desse tipo de habilidade que responde pela flexibilidade do corpo, as crianças com autismo costumam ser mais enrijecidas, o que pode se tornar um obstáculo para a realização de movimentos, o que pode ocasionar em problemas de equilíbrio e quedas frequentes.

( ) Outro ponto que pode ser considerado nevrálgico para uma criança com TEA diz respeito a habilidade que consiste na capacidade do cérebro em entender uma ação motora, descobrir como fazê-la e dar ordem aos músculos e as partes do corpo corretas a executarem essa atividade. Para quem está no espectro, uma simples tarefa de se movimentar de um lado para o outro de uma sala, por exemplo, pode ser desafiadora, devido à dificuldade de idealizar e executar esta ação. A intervenção deste profissional deve ser projetada para atender às especificidades de cada pessoa com TEA, organizando o tratamento de maneira a estimular a reduzir a ansiedade do indivíduo e encorajá-lo, facilitando o aprendizado motor.

( ) São definidas como capacidade de realizar movimentos usando os membros superiores e inferiores (braços, pernas, tronco e pés). As crianças com autismo, em média, apresentam um atraso nesta área de desenvolvimento de em média seis meses, em relação àquelas chamadas “neurotípicas”, ou seja, que estão fora do espectro.

A sequência CORRETA é:

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