Questões de Fisioterapia da EDUCA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da EDUCA

Sobre as Malformações Congênitas analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) geralmente associamos ao transtorno no desenvolvimento neurológico que impacta nas habilidades de comunicação (verbal ou não), sociais e comportamentais (atitudes e interesses repetitivos e restritos).Entretanto, um outro aspecto tão importante quanto os demais, também pode ser comprometido e merece atenção: a habilidade motora. Esse é um aspecto que vai além do olhar voltado aos movimentos repetitivos realizados pelos autistas, como os de braços e pernas.

De acordo com a habilidade motora, associe a numeração de 1 a 4, de acordo com os parênteses:

(1) Habilidades motoras brutas (2) Tônus Muscular. (3) Marcha. (4) Planejamento motor.

( ) Está relacionado a maneira como caminhamos, a criança com TEA pode apresentar um padrão diferenciado e andarem na ponta dos pés. Normalmente, este distúrbio começa com uma idade média entre 18 e 24 meses de vida, quando costumam a aprender a andar

( ) No caso desse tipo de habilidade que responde pela flexibilidade do corpo, as crianças com autismo costumam ser mais enrijecidas, o que pode se tornar um obstáculo para a realização de movimentos, o que pode ocasionar em problemas de equilíbrio e quedas frequentes.

( ) Outro ponto que pode ser considerado nevrálgico para uma criança com TEA diz respeito a habilidade que consiste na capacidade do cérebro em entender uma ação motora, descobrir como fazê-la e dar ordem aos músculos e as partes do corpo corretas a executarem essa atividade. Para quem está no espectro, uma simples tarefa de se movimentar de um lado para o outro de uma sala, por exemplo, pode ser desafiadora, devido à dificuldade de idealizar e executar esta ação. A intervenção deste profissional deve ser projetada para atender às especificidades de cada pessoa com TEA, organizando o tratamento de maneira a estimular a reduzir a ansiedade do indivíduo e encorajá-lo, facilitando o aprendizado motor.

( ) São definidas como capacidade de realizar movimentos usando os membros superiores e inferiores (braços, pernas, tronco e pés). As crianças com autismo, em média, apresentam um atraso nesta área de desenvolvimento de em média seis meses, em relação àquelas chamadas “neurotípicas”, ou seja, que estão fora do espectro.

A sequência CORRETA é:

A paralisia cerebral decorre de inúmeras afecções, com várias causas e quadros clínicos, tendo em comum apenas o fato de afetar o sistema nervoso central de forma crônica. Portanto, com essa gama de quadros clínicos, há diferentes modos de classificação das PCs, que são, EXCETO:

Assinale a alternativa INCORRETA:

A fisioterapia pediátrica é uma especialidade da fisioterapia que trata de recém-nascidos e crianças até o período da puberdade. Ela atua no tratamento de desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, nascimento prematuro ou alterações genéticas. Entre os principais problemas que necessitam do trabalho de um fisioterapeuta pediátrico, estão:
I. Paralisia cerebral. II. Espinha bífida. III. Distrofia Muscular de Duchenne. IV. Síndrome de Down. V. Doenças respiratórias.
Estão CORRETAS:

O fisioterapeuta especialista em cardiorrespiratória, neonatologia ou intensivista é capacitado para:

I. Facilitar e melhorar a ventilação alveolar do prematuro, a partir da avaliação do estado geral do recém-nascido, das análises dos parâmetros ventilatórios e exames complementares (raio-X de tórax e gasometria arterial).

II. Planejar e atuar com técnicas que promovam a reexpansão das unidades alveolares previamente fechadas, a fim de minimizar o tempo de ventilação mecânica e de internação na UTIN, além da morbidade associada a estes fatores, averiguando sempre o risco-benefício do tempo de manipulação.

III. Através da fisioterapia, promover a diminuição dos sinais do desconforto respiratório e suas complicações, através da drenagem das secreções dos pulmões e a melhora da ventilação, prevenindo e revertendo atelectasias, hipóxia, hipercapnia, com manutenção da permeabilidade do sistema cardiorrespiratório.

IV. Aperfeiçoar a função respiratória através da manutenção das vias aéreas permeáveis, favorecendo as trocas gasosas e uma adequada relação ventilação-perfusão.

Estão CORRETAS:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis