Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

#Questão 1123754 - Pedagogia, Avaliação Educacional, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

A cada dois anos, os professores de uma escola municipal do ensino fundamental colocam também, no centro de suas discussões, na semana pedagógica, a avaliação do Saeb (Sistema de avaliação da educação básica), aplicada aos estudantes do quinto ano. Isso pode se justificar pelo fato de

#Questão 1123755 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

A Educação Integral considera importante que os estudantes se desenvolvam como seres únicos e complexos, em suas diferentes dimensões: física, emocional, intelectual, social e cultural. Sendo assim, a escola deve ter uma clara compreensão dessa educação para a organização do seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Em relação à Educação Integral, considere as afirmações abaixo.
I A Educação Integral não implica, necessariamente, o Ensino em Tempo Integral, que exige aumentar a carga horária.
II O desenvolvimento das atividades na Educação Integral deve ser limitado ao espaço escolar, conforme a disponibilidade do tempo destinada a cada componente curricular.
III A Educação Integral implica a ampliação de novos conteúdos escolares com a finalidade de garantir as aprendizagens desejadas, propostas no currículo.
IV Os processos de desenvolvimento e de formação humana acontecem durante toda a vida e, embora não estejam restritos aos espaços escolares, estes ocupam um lugar privilegiado nesses processos.
Em relação à Educação Integral, estão corretas as afirmativas presentes nos itens

#Questão 1123756 - Pedagogia, Educação e Filosofia, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

As práticas de ensino, de forma explícita ou implícita, estão fundamentadas em determinados pressupostos filosóficos. A tomada de consciência desses fundamentos pelos professores é necessária para a reflexão crítica das referidas práticas. Considere as características dos fundamentos filosóficos de uma prática de um professor, apresentadas no quadro abaixo.
O ensino baseado nessa filosofia é caracterizado por uma abordagem empírica, objetiva e rigorosa, com foco na observação e na experiência sensorial como fontes primárias de conhecimento. Esse modelo de ensino busca se fundamentar em fatos observáveis e mensuráveis, promovendo o método científico como o caminho adequado e mais confiável para a obtenção de saberes objetivos, válidos e seguros.
As características explicitadas desse tipo de prática dizem respeito ao

#Questão 1123757 - Pedagogia, Principais Autores, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Uma tipologia elaborada por Libâneo (2005) sobre as teorias ou tendências pedagógicas leva em consideração que elas, hoje, se apresentam em várias versões, mudando das abordagens tradicionais para as mais avançadas, conforme se situem em relação aos seus temas básicos: a natureza do ato educativo, a relação entre sociedade e educação, os objetivos e os conteúdos de formação, as formas institucionalizadas de ensino e a relação educativa. Considere as informações do quadro abaixo em relação a uma tendência pedagógica.
Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista. No método de ensino decorrente dessa perspectiva, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente, por meio de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
A tendência pedagógica descrita no quadro corresponde à

#Questão 1123758 - Pedagogia, Legislação da Educação, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Além das regulamentações específicas, a Lei nº 9.394/96 traz também em sua redação disposições gerais que norteiam a ação do Estado em todos os níveis educacionais. À luz da compreensão dessas disposições legais, analise as assertivas a seguir:
I Os sistemas de ensino estabelecerão, para a educação básica e superior, regime escolar especial para o atendimento das mães estudantes lactantes.
II É proibida pela legislação brasileira a organização e a abertura de cursos ou instituições de ensino experimentais.
III O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, inclusive, de educação continuada.
IV Como objetivo dos programas de educação e pesquisa para a comunidade surda, a União deverá elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, específico e diferenciado.
As assertivas que refletem as disposições gerais sobre a educação da maneira como se encontram na Lei nº 9.394/96 são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis