Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), o componente curricular Arte é estruturado em torno de quatro linguagens – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – que são apresentadas como unidades temáticas. Cada uma dessas unidades, abrange Objetos de Conhecimento e Habilidades, articulados às Seis Dimensões do Conhecimento. Avalie as dimensões do conhecimento abaixo.

I CRIAÇÃO: trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.

II CRÍTICA: articula ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.

III ESTESIA: nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) torna-se coadjuvante na experiência.

IV REFLEXÃO: É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, na ação de leitor.


Das dimensões apresentadas, estão corretas:

Segundo o documento da Base Nacional Comum Curricular (2018), no ensino fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Segundo o documento, a linguagem artística do Teatro 

Ariano Suassuna, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, idealizou o Movimento Armorial na cidade de Recife (PE), na década de 1970, visando valorizar a produção artística genuinamente brasileira, centrando-se nas raízes da cultura popular nordestina. Esse movimento abrangeu as diversas expressões das linguagens artísticas. Na linguagem do teatro, Ariano Suassuna, escreveu as dramaturgias: 

A prática dos Jogos Teatrais em sala de aula, com as proposições de Viola Spolin para a construção dos elementos centrais de uma cena, considera: Onde, Quem e O Quê, ao convocar a expressão corporal dos jogadores, na linguagem não-verbal, para comunicar tais elementos em cena. Nas experiências práticas de Jogos Teatrais, em sala de aula, uma construção cênica que considera Onde, Quem, O Quê, respectivamente, tem como elementos:

O método dos Jogos Teatrais de Viola Spolin, com suas múltiplas dimensões e suas contribuições para o ensino e aprendizagem em Teatro, pode ser encontrado em uma das suas publicações, em formato de fichas, no livro Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin, que tem como objetivo auxiliar a prática do professor de teatro, em sala de aula. Os Jogos Teatrais podem ser praticados por

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis