Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre as notas musicais e afinação, a professora V. D. ensinou, à capela, uma canção com melodia que canta os nomes das notas musicais e está organizada em escala diatônica. A professora iniciou cantando a melodia em “la la la”, depois, frase por frase, dando ênfase clara ao desenho melódico da peça e à afinação. A professora privilegiou, nessa abordagem, a metodologia ativa do ensino da música, conhecida como

Funga Alafia é uma canção do Oeste da África. Em tradução livre, a canção diz “Paz a você e a seus vizinhos. Amém, amém!”. Trata-se de “uma canção de ‘boas-vindas’ em que os gestos representam acolhimento, afetividade e confiança. Na parte inicial da música, ou seja, nas palavras ‘Funga alafia’, os brincantes colocam as mãos na testa e em seguida estendem os braços para a frente nas palavras ‘Axe, axe’. Na repetição das palavras ‘Funga alafia’, colocam as mãos nos lábios e, na expressão ‘axe, axe’, esticam os braços novamente para frente. Quando as crianças cantam pela terceira vez ‘Funga alafia’, colocam as mãos no coração e voltam a esticar os braços no ‘Axe, axe’. Para terminar, passam as mãos nos antebraços alternando lado direito e esquerdo no ‘Funga alafia’ e esticam os braços no ‘Axe, axe’ ”


LOUREIRO, Maris tela. TATIT, Ana. Brincadeiras Cantadas de cá e de lá. São Paulo: Editora Melhoramentos , 2013, p. 64-65


Pensando em desenvolvê-la em sala de aula e considerando contemplar de maneira ampla a perspectiva dos fazeres musicais propostos por Keith Swanwick (C(L)A(S)P,) podemos dizer que seria mais interessante

Chico Antonio foi um músico potiguar nascido nos arredores de Pedro Velho/RN. Mário de Andrade, no final dos anos de 1920 escreve sobre ele dizendo que: “o que faz com o ritmo não se diz! Enquanto os três ganzás, único acompanhamento instrumental que aprecia, se movem interminavelmente no compasso unário, na 'pancada do ganzá', Chico Antônio vai fraseando com uma força inventiva incomparável, tais sutilezas certas feitas que a notação erudita nem pense em grafar, se estrepa. E quando tomado pela exaltação musical, o que canta em pleno sonho, não se sabe mais se é música, se é esporte, se é heroísmo”.

ANTONIO, Lincoln. Chico Antonio n’ A Barca Mário de Andrade e outros diálogos com a tradição mus ical popular. In: Rev. Inst. Estud. Bras., São Paulo, n. 59, p. 419-436, dez . 2014. Disponível em: https ://www.rev is tas .usp.br/rieb/artic le/v iew/89054/91957. Acesso em: 20 nov. 2024.

Importante artista musical da nossa região, o gênero musical priorizado por Chico Antonio em suas composições foi o 

"Rhythm and Poetry”, o Rap, é conhecido por um ritmo marcante e rimas poéticas. Um gênero musical de caráter emancipatório, eclodiu na década de 70 em bairros pobres da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, criado por jovens negros e hispânicos que lá viviam. O Rap faz parte e ajudou a impulsionar um movimento de resistência importante nos grandes centros mundiais, o qual foi chamado de

"Quando observamos uma pintura ou uma escultura (artes visuais, no espaço) temos sempre a globalidade da obra diante de nós. Em música (arte no tempo) só se apreende a totalidade de uma obra quando se ouve a sua última nota. Esta é a grande dificuldade da audição musical: quando ouvimos uma música, não podemos ver a sua estrutura. Se a ouvimos pela primeira vez e não conhecemos os temas não poderemos, naturalmente, reconhecê-los.”

WUYTACK, Jos ; PALHEIROS, Graça Boal. Pedagogia Musical 2. Porto, Portugal: As soc iação Wuy tac k de pedagogia mus ical, 2014, p.34

Nesse sentido, a abordagem que preconiza o ouvir músicas, acompanhando-as com palavras e movimentos com intuito de desvelar sua estrutura, geralmente, apoiada por musicogramas é a 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis