Questões Concurso Prefeitura de Itaboraí - RJ (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Itaboraí - RJ (2ª edição)

Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, "estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução". Para Gandin, "O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação". Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:

Para Libâneo, "... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias." Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos. Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:

I - O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.

II - A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.

III - O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

IV - O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.

Está (ão) correto (s) apenas:

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":


Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis