Questões de História da FUNRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FUNRIO

Conforme consolidado por Arilda Schmidt Godoy et al. (2008), no final do Século XX houve uma profunda transformação nas economias industriais – as atividades de processamento de informação passaram a ser o coração das economias industriais, associando o novo paradigma informacional aos empreendimentos em rede, que se consolidaram em sólidas organizações. Sobre a Era Informacional, é correto o que se afirma em:

"Não se contentou a minha família em ter um quinhão anônimo no regozijo público; entendeu oportuno e indispensável celebrar a destituição do imperador com um jantar, e tal jantar que o ruído das aclamações chegasse aos ouvidos de Sua Alteza, ou quando menos de seus ministros. (...) Dada a hora , achou-se reunida uma sociedade seleta, o juiz de fora , três ou quatro oficiais militares, alguns comerciantes e letrados, vários funcionários da administração, uns com suas mulheres e filhas, outros sem eles, mas todos comungando no desejo de atolar a memória de Bonaparte no papo de um peru."

[Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas]

O trecho acima remonta ao final da dominação de Portugal pelas tropas napoleônicas, período no qual a família real portuguesa transferiu a sede da monarquia para a sua colônia na América, acarretando modificações importantes nas relações entre metrópole e colônia. Embora Napoleão tenha sido deposto no ano de 1815, D. João aqui permaneceu até o ano de 1820, quando regressou por ordem das Cortes, deixando seu filho Pedro como Príncipe Regente.

A respeito desse período, sustenta-se:

 

A caricatura do Imperador dom Pedro II e a fala de Joaquim Nabuco, líder político do Império, apontam para algumas características que presidiram a construção e a consolidação do Estado Nacional Monárquico, revelando, através das permanências e mudanças da história do Brasil, como os princípios do liberalismo em voga na Europa se adequaram à "antiga ordem", legitimando uma sociedade escravista e autoritária. A afirmativa que caracteriza o difícil processo de consolidação do Estado Nacional Monárquico no Brasil é:

Em meados do século XIX, diante do processo de internacionalização do capitalismo, redefinindo as relações entre os países e entre os homens, o Brasil, a reboque do desenvolvimento industrial mundial, precisava mudar a sua fisionomia e começar, ainda que timidamente, a fincar os pés na modernidade. O governo imperial brasileiro - por força dessa nova conjuntura histórica, na qual pressões externas se conjugaram a interesses políticos internos - promulgou uma série de medidas que dinamizaram a nossa economia e alavancaram a expansão dos centros urbanos. Diferentes atores sociais, através de lutas políticas e embates ideológicos, ora resistiram, ora compactuaram com tais medidas, seja pela defesa da

As novas práticas de leitura e de escrita a partir do Renascimento se relacionaram a uma nova concepção de homem, de socied

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis