Questões de História da FUNRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FUNRIO


 

Durante um período significativo da República Velha (1889-1930), também conhecida como Primeira República, o Brasil foi controlado pela política do café-com-leite, que assegurava o revezamento, no governo federal, de representantes dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Nas eleições presidenciais de 1922, porém, essa hegemonia foi contestada por grupos oligárquicos de outros estados. A insatisfação atingiu também as Forças Armadas, particularmente os jovens oficiais, chamados genericamente de tenentes, que se tornaram os atores principais de vários levantes ocorridos durante a década de 1920, como as revoltas de 5 de Julho de 1922 e a de 5 de Julho de 1924, e a Coluna Miguel Costa-Prestes. O conjunto desses movimentos ficou conhecido na historiografia brasileira como "movimento tenentista" ou simplesmente "tenentismo�. [http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/RevoltasJulho.asp]

A afirmativa que se relaciona ao texto é:

 

Getúlio Vargas alçou à condição de líder da sociedade, bem como difundiu as ações do Estado Novo associadas à sua imagem, através de intensa propaganda governamental, veiculada pelo DIP, e da valorização da educação cívica nas escolas. O estabelecimento de datas oficiais reforçava a necessária identificação entre chefe e coletividade, explicando porquê trabalho e trabalhador passaram a figurar, fortemente, nos discursos presidenciais veiculados no rádio. Todos deveriam servir ao Brasil para colocá-lo no caminho do progresso e da opulência econômica. Sobre a política trabalhista do Estado Novo, é pertinente dizer:

República, pelo menos na minha geração, que eu assisti, que acompanhei desde o Getúlio, ou melhor, desde a Aliança Liberal, que falou em números de desenvolvimento. Essa é que era a grande fascinação do Juscelino, que terminou permeando também os elementos conservadores do PSD. (...) Na realidade, sua candidatura se impôs muito com a participação [da Ala Moça]. Vínhamos apoiando o Juscelino, que tinha sido nosso colega na Constituinte, quando ele assumiu o governo de Minas com aquele binômio "Energia e Transporte", exatamente os pontos críticos do desenvolvimento brasileiro. Depois ele se desenvolveu no Plano de Metas. Então, quando o Juscelino colocava o problema em termos de metas - meta de energia elétrica, meta de siderurgia -, não havia como (...) se opor a esses objetivos, que se confundiam com o próprio interesse da nação."

[Fonte:http://www.cpdoc.fgv.br/nav_jk/htm/depoimentos/depoimentos.asp ]

A posse de Juscelino Kubitscheck de Oliveira, integrante do PSD mineiro, à presidência da República foi um marco na reorientação da economia brasileira, rompendo parcialmente com o modelo de desenvolvimento capitalista anterior, garantindo o funcionamento das instituições liberais e democráticas no país e logrando conseguir o apoio de amplos setores da sociedade brasileira ao projeto de "desenvolvimento nacional", expresso no famoso lema dos "Cinqüenta Anos em Cinco".

A afirmativa que expressa a relevância histórica do Governo Juscelino Kubitschek é:

 

As palavras do General Golbery, figura proeminente do regime militar, instaurado a partir de 1964, no Brasil, remetem à doutrina de Segurança Nacional, formulada na Escola Superior de Guerra, que definiu ser a luta principal contra o "inimigo interno", uma vez que a bipolaridade do mundo atravessou fronteiras e se transformou em problema de segurança nacional. A "guerra revolucionária" era a nova estratégia para eliminar o 'inimigo interno', identificado aos movimentos e 'focos' de subversão à ordem, em particular, o chamado "bolsão comunista". A destruição do "inimigo interno", através da "guerra revolucionária", era indispensável para assegurar a "defesa interna" e implementar o novo modelo de desenvolvimento capitalista. Com isso, justificavam-se os princípios fundamentais que nortearam a ditadura militar: o binômio Segurança e Desenvolvimento. Sobre a implantação do Estado autoritário e seus desdobramentos, é pertinente afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis