Questões Concurso NUCLEP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso NUCLEP

O planejamento estratégico da gestão de pessoas se subordina à estratégia organizacional, seja ela conservadora (defensiva) ou prospectiva (ofensiva). Nas áreas estratégicas que tratam de fluxo de trabalho e de admissão, são exemplos de estratégias defensivas, respectivamente:

Quando as grandes organizações começaram a enfrentar as dificuldades apontadas para a estrutura com base em função, quer em virtude das mudanças de seu ambiente, quer em decorrência da alta diversificação adotada, procedeu-se à divisão da estrutura em unidades orgânicas de maior flexibilidade operacional, traduzindo-se na adoção de uma estrutura divisional ou divisionária, em que atividades díspares, mas vinculadas a um objetivo final específico, são agrupadas em uma mesma unidade organizacional. Uma estrutura divisionária apresenta:

O planejamento estratégico da gestão de pessoas deve ser formulado juntamente ao planejamento estratégico da empresa. Quando este é feito após aquele, a ele procura se ajustar no sentido de contribuir para sua implementação e recebe o nome de “planejamento adaptativo”. No outro extremo, quando o planejamento de gestão de pessoas é feito isoladamente, sem articulação com o planejamento da organização, recebe o nome de “planejamento autônomo e isolado” de gestão de pessoas. O ideal é uma situação intermediária, com o planejamento de gestão de pessoas integrado ao planejamento da organização. No caso do “planejamento integrado”:

Na gestão de pessoas a avaliação do desempenho pode focar o cargo ocupado pela pessoa ou as competências que esta oferece à organização como contribuição ao sucesso organizacional, entretanto, os critérios mais comuns de avaliação de desempenho consideram, dentre outros elementos, as habilidades e os comportamentos, além dos aspectos relativos a metas e resultados. Dois exemplos relativos a habilidades e comportamentos são respectivamente:

Sobre o conceito do “valor do dinheiro no tempo” está sedimentada a Matemática Financeira, pois esta é alicerçada no pressuposto de que o dinheiro, no futuro, sempre será acrescido de uma importância a título de aluguel: o juro. Denominamos de “juro simples” o caso em que apenas o capital inicial rende juro e de “juro composto” (ou capitalização composta) o caso em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial acrescido do juro acumulado até o período anterior (o montante). Supondo um capital inicial de R$100,00 e uma taxa de juros de 10%, ao final de quatro períodos, considerando capitalização composta, o montante será de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis