Listagem de Questões Concurso INPI
Considerando que diversos exames mencionados no texto necessitam de equipamentos para a sua realização e considerando ainda as figuras acima, em que a figura C refere-se ao esquema de funcionamento do equipamento mostrado na figura B, assinale a opção correta.
Os componentes indicados pelos números 3, 4 e 6 na figura A são usados para definir a ampliação do material observado, porém não para ajustar o foco.
O componente indicado pelo número 7 na figura A tem função semelhante ao componente indicado por “detector” na figura C.
O espectrofotômetro ilustrado nas figuras B e C é utilizado em dosagens de enzimas.
Os equipamentos mostrados nas figuras A e B são usados rotineiramente na análise de células do sedimento urinário.
A figura A mostra um microscópio e as figuras B e C referemse a um citômetro de fluxo, ambos úteis em análises citológicas.
Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que algumas das análises mencionadas requerem o uso de soluções tampão, como, por exemplo, as análises por eletroforese. A figura acima mostra um esquema ilustrativo de um sistema de eletroforese de proteínas, em que pode ser observado o gel de poliacrilamida montado para a separação das proteínas, ao mesmo tempo em que se observam marcas das proteínas que somente seriam visíveis após o procedimento de coloração. A esse respeito e considerando a figura acima, assinale a opção correta.
Uma solução contendo o aminoácido glicina pode ser usada como tampão, uma vez que a glicina apresenta duas faixas tamponantes.
Durante todo o preparo do gel, deve-se evitar que ocorra a polimerização da acrilamida, pois a acrilamida polimerizada dificulta a separação das proteínas.
É necessário o uso de tampões em eletroforese para fazer que o pKa das proteínas da amostra se mantenha constante, caso contrário esse valor será alterado.
A eletroforese de proteínas é realizada com maior facilidade em solventes apolares, por facilitarem o tamponamento.
A eletroforese de hemoglobina é realizada em um sistema diferente do mencionado acima, pois a amostra utilizada não tem característica protéica, sendo um composto orgânico de baixa massa molecular.
No que se refere aos aspectos e equipamentos utilizados em laboratório de bioquímica, assinale a opção correta.
Tanto a eletroforese quanto a cromatografia são métodos freqüentemente utilizados na detecção de células íntegras.
A principal diferença entre eletroforese e cromatografia está no fato de a primeira usar tampões e a segunda não.
Sistemas cromatográficos que utilizam fase reversa podem utilizar a fase móvel fluindo sob pressões relativamente altas, de 5.000 PSI, atravessando uma coluna contendo a fase estacionária.
Equipamentos para cromatografia em alta pressão (HPLC) apresentam componentes eletrônicos, porém não apresentam nenhum componente mecânico com partes móveis.
Para a realização de experimento de eletroforese é indispensável o uso da fita de celulose como suporte para a amostra.
Considerando o sucesso da EMBRAPA na clonagem de bovinos e a importância das técnicas de biotecnologia animal e humana, assinale a opção correta.
A estimulação controlada dos ovários nos procedimentos de fertilização humana in vitro tem por objetivo o crescimento dos folículos ovarianos com a conseqüente diminuição no número de oócitos por ciclo.
Atualmente, o processo de clonagem animal apresenta alta eficiência, uma vez que as perdas embrionárias, fetais e pósnatais são muito baixas.
Existem vários problemas ainda a serem resolvidos antes de a clonagem de animais tornar-se uma prática comum. Observou-se, por exemplo, que na ovelha Dolly os telômeros (estruturas dos cromossomos que controlam a longevidade das células) encontravam-se mais longos que os de outros animais da mesma idade.
Os clones bovinos produzidos na EMBRAPA foram obtidos com o emprego da técnica conhecida como bipartição de embrião.
Na fertilização in vitro em humanos, faz-se rotineiramente o suporte exógeno da fase lútea com a administração de progesterona ou hCG.
Os primeiros experimentos envolvendo a regulação do crescimento em plantas foram realizados por Charles Darwin e seu filho Francis em 1881. Com base no esquema acima, que representa os experimentos realizados por Darwin e seu filho, assinale a opção correta.
Os estímulos luminosos são incapazes de promover mudanças no padrão de crescimento das plantas.
O comportamento da plântula A representada no esquema acima indica um caso de estiolamento.
Os padrões de crescimento apresentados pelas plântulas representadas no esquema acima são resultado da secreção de etileno.
A curvatura da plântula A em direção à luz é resultado da distribuição desigual do ácido indolacético (AIA), em que há uma maior concentração de AIA no lado sombreado da plântula do que no lado iluminado.
De acordo com os experimentos apresentados, não é possível afirmar que as plântulas respondem aos estímulos luminosos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}