Listagem de Questões Concurso INPI
Na busca de maior eficiência, na suinocultura, devem ser utilizadas tecnologias capazes de responder com melhores índices produtivos e maiores retornos para os criadores e industrialistas e maior satisfação para o consumidor do produto final. Nesse contexto, a utilização de reprodutores de alto valor genético é fundamental para o aumento da produtividade por fêmea de plantel, para o aumento da eficiência de transformação do alimento consumido em carne, do rendimento e da qualidade da carne dos animais industrializados. A respeito do melhoramento genético dos suínos, assinale a opção correta.
A seleção de progênies superiores, que sempre é feita diretamente via manipulação de cromossomos, visa aumentar a freqüência dos genes desejáveis de determinada(s) característica(s).
As possibilidades de ganhos genéticos são tanto maiores e mais rápidas quanto menor for a variabilidade genética disponível e quanto menor for a intensidade de seleção aplicada.
Os animais three-cross são resultantes do cruzamento de três raças, processo que permite explorar 100% da heterose materna, em relação às duas raças que deram origem às fêmeas F1 e 33,3% da heterose direta nos animais de abate, em relação às três raças envolvidas, sendo a terceira uma raça terminal de machos. Exemplo bem conhecido desse processo é o produto do acasalamento de fêmeas F1 Large White- Landrace com machos Duroc.
A interação entre genótipo e ambiente refere-se ao desempenho diferenciado de duas ou mais raças submetidas a diferentes condições de criação. Essa interação pode ocorrer, por exemplo, quando duas raças de suínos submetidas aos regimes de alimentação com ração à vontade e ração restrita apresentam desempenho diferenciado, obtendo-se melhores resultados com uma ou outra raça, de acordo com a forma como os animais são alimentados.
A produção de mudas florestais, em quantidade e qualidade, é uma das fases mais importantes para o sucesso de um povoamento florestal com espécies nativas. Várias pesquisas científicas e avanços técnicos têm sido realizados com o objetivo de melhoria da qualidade de mudas, assegurando-se boa adaptação e um perfeito desenvolvimento após o plantio. Acerca da propagação de espécies florestais, assinale a opção correta.
A terra de subsolo, utilizada como substrato para a produção de mudas em sacos plásticos, geralmente apresenta microporosidade baixa, relativamente aos substratos orgânicos.
O incremento do uso de tubetes de polipropileno, como recipiente para a formação de mudas de espécies nativas das matas brasileiras, tem elevado o grau de mecanização dos viveiros florestais, reduzido custos e tempo de produção e melhorando o padrão de qualidade das mudas produzidas.
Um substrato adequado deve retardar o processo de iniciação radicular de estacas, a fim de que haja maior sincronização no desenvolvimento das raízes.
São raras as espécies florestais que formam micorrizas asbusculares, entretanto a maioria das espécies florestais tropicais, de diferentes famílias, formam ectomicorrizas.
Considerando os órgãos assinalados na figura acima e aspectos básicos da digestão humana, assinale a opção correta.
O órgão A é responsável, principalmente, pela degradação enzimática dos componentes gordurosos da dieta.
A principal função digestória do órgão B é a concentração da bile, secreção responsável pela emulsificação das gorduras da dieta.
O órgão B é a traquéia, e que está envolvida com o armazenamento do bolo alimentar.
Na luz dos compartimentos indicados pela letra D, ocorre a formação das fezes.
As glândulas parótidas, representadas pela letra E, são responsáveis pela produção e secreção da saliva.
Considerando a anatomia e a fisiologia dos componentes do sistema vascular de plantas dicotiledôneas e a figura acima, assinale a opção correta.
O componente I, indicado na figura, é responsável pela condução da seiva elaborada.
Os elementos de vaso são células imperfuradas que apresentam as funções de condução e de sustentação.
Na raiz em crescimento secundário e no eixo caulinar, na maioria dos casos, o floema localiza-se internamente ao xilema.
O floema secundário é proveniente do proto e do metafloema.
O floema (componente II indicado na figura) é o tecido responsável pela translocação de nutrientes orgânicos produzidos pela fotossíntese para todas as partes do vegetal.
Considerando a figura acima, que representa eventos associados aos ciclos lítico e lisogênico, e conhecimentos relacionados à biologia molecular do fago lambda, assinale a opção correta.
Existe um equilíbrio entre lisogenia e ciclo lítico que depende da concentração do repressor CI. Tal repressor é um dímero cuja dissociação promove a manutenção da lisogenia.
Bactérias crescidas em meio rico em nutrientes produzem mais proteases que degradam CII, favorecendo a entrada no ciclo lítico.
Quando o DNA do fago lambda entra na célula, ocorre a produção das proteínas Cro e N que são expressas a partir dos promotores pR (direita) e pL (esquerda), respectivamente, levando a célula a uma maior produção do repressor CI, uma vez que a proteína Cro ativa a síntese de CI a partir de PRM
Nos mecanismos de reparo do DNA, existe a participação da proteína RecA, cuja atividade proteásica é induzida pela radiação ultravioleta. Nessa condição, a RecA é capaz de degradar a proteína Cro, desencadeando o ciclo lítico.
O repressor CI auxilia na ligação da RNA polimerase a PL e PR, permitindo a transcrição dos genes N e cro.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}