Listagem de Questões Concurso INPI
O cultivo protegido apresenta um grande potencial de uso, especialmente para espécies ornamentais e determinadas hortaliças e fruteiras. Apesar dos elevados custos de produção, essa tecnologia vem sendo empregada na produção comercial de alimentos no Brasil. Acerca dos cultivos protegidos, assinale a opção correta.
Para garantir-se a manutenção de temperatura adequada no interior da estufa, todos os materiais utilizados na cobertura da estufa devem ser completamente transparentes à radição infravermelha.
O cultivo de pepino ginóico e não-partenocárpico, em estufas, requer cuidados especiais com a polinização e conseqüente frutificação.
Para fins de cobertura da estufa, deve-se evitar o uso de plástico polietileno de baixa densidade, visto que este provoca necroses e murchamento foliar em espécies mais sensíveis, como alface e tomate.
O plástico utilizado para cobrir a estufa deve ser impermeável à água, porém não se deve permitir a elevação da temperatura em relação ao ambiente externo, para evitarem-se danos à cultura.
A ocorrência de nematóides e de patógenos que se multiplicam bem em ambientes mais frios tem sido menor em estufas do que em cultivos em campo aberto.
A técnica de cultura de tecidos tem sido uma ferramenta de vital importância na obtenção de plantas livres de pragas e doenças, na propagação clonal e na conservação de germoplasma de espécies vegetais. Acerca da utilização da cultura de tecidos em fruticultura, assinale a opção correta.
O custo de produção de mudas de abacaxizeiro pelo método convencional de micropropagação é relativamente baixo, em razão da alta taxa de multiplicação e de sobrevivência das plantas dessa espécie na fase de aclimatação.
A diminuição da concentração de CO2 intensifica crescimento e o desenvolvimento in vitro de muitas espécies vegetais, incluindo-se as frutíferas.
A aclimatização é um processo essencial em todos os protocolos de micropropagação. Nesse processo, pode haver excessiva perda de água por transpiração e baixa capacidade fotossintética das plantas, o que compromete a sobrevivência das mudas.
Na aclimatização, o desenvolvimento das plantas de abacaxizeiro in vivo é rápido, sendo que elas levam, em média, 20 dias para atingirem o tamanho ideal para serem levadas ao campo.
Plantas in vitro de abacaxizeiro, quando submetidas ao efeito de reguladores de crescimento, apresentam indução de dormência, porém perfilham menos em relação às plantas não-tratadas.
Acerca da nutrição, do manejo e da fisiologia de ruminantes, assinale a opção correta.
Dois processos básicos, homeostase e homeorese, regulam todas as funções do animal. A homeostase é o mecanismo fundamental, que estabelece a regulação e a coordenação de novas prioridades para a função animal, enquanto a homeorese permite uma estabilidade de regulação das funções fisiológicas, em prioridades estabelecidas.
Os requerimentos para a manutenção do animal aumentam, com o passar do tempo, durante o crescimento, tanto em relação ao aumento de peso, idade e gordura, quanto ao acréscimo na fração de tecidos metabolicamente muito ativos.
Um programa nutricional adequado, durante a fase de crescimento até o desmame de bezerros, deve fornecer as demandas nutricionais para o máximo das exigências energéticas do animal.
As fontes de nitrogênio utilizadas pelos microrganismos ruminais para a síntese protéica consistem em proteína da dieta e nitrogênio não-protéico, assim como nitrogênio reciclado para o rúmen (reutilização).
Em animais grandes, assim como em animais pequenos, o crescimento diário em proteína aumenta em uma taxa maior com o acréscimo na taxa de crescimento.
A ciclagem de nutrientes em florestas nativas é um processo de vital importância para o equilíbrio ecológico de florestas naturais e das plantações florestais de espécies nativas. Acerca da ciclagem de nutrientes em florestas nativas, assinale a opção correta.
Nas savanas, o maior estoque de nutrientes localiza-se nas grandes árvores e no sistema radicular, que é bastante desenvolvido e profundo, podendo funcionar como um reservatório útil, principalmente durante o período da seca.
A ciclagem de nutrientes em florestas pode ser corretamente analisada por meio de compartimentalização da biomassa acumulada nos diferentes estratos, de quantificação das taxas de nutrientes que se movimentam entre seus compartimentos e por meio da produção de serapilheira, de sua decomposição, lixiviação, entre outros fatores.
O ciclo geoquímico refere-se às trocas químicas entre o solo e as plantas (reciclagem), enquanto o ciclo biogeoquímico caracteriza-se pelas trocas de elementos minerais entre determinado ecossistema e seus componentes externos.
O desmatamento provoca a degradação da vegetação e do solo e causa sérias alterações no microclima das florestas, interferindo na fixação, lixiviação e volatilização do nitrogênio e do potássio. A abertura de clareiras nas matas provoca o aumento da temperatura do solo, facilitando a propagação do fogo durante os períodos mais secos.
espécies nativas) e florestamentos (com plantios de espécies exóticas) pode ser feito mediante preparo intensivo ou preparo reduzido (cultivo mínimo) do solo. Acerca dos sistemas de preparo do solo, para a implantação de espécies florestais, assinale a opção incorreta.
Protegido pelos resíduos, no sistema de cultivo mínimo, o solo fica menos suscetível à erosão e à compactação superficial, por sofrer menor impacto direto das chuvas sobre os agregados do solo e por receber menor pressão das rodas dos equipamentos florestais, sobretudo daqueles usados no corte e baldeio da madeira.
No cultivo mínimo, o banco de sementes de plantas daninhas fica menos exposto à luz e, dessa forma, menos estimulado a germinar e as plântulas a crescer. Os resíduos podem também favorecer o dessecamento das sementes que, eventualmente, entram na área e são depositadas sobre os resíduos.
Com vistas à exploração da floresta para fins de produção de madeira, recomenda-se que a profundidade efetiva mínima seja igual ou superior a 0,50 m em áreas de boa drenagem e igual ou superior a 1,00 m em áreas de drenagem deficiente.
O crescimento inicial de povoamentos florestais estabelecidos mediante o método de cultivo mínimo do solo, geralmente, é mais rápido e homogêneo do que o daqueles instalados pelo método de cultivo intensivo do solo.
As áreas submetidas ao cultivo mínimo apresentam maior risco de incêndios florestais; maior incidência de doenças e pragas nos estágios iniciais de crescimento das árvores; maior dificuldade na localização e controle de formigas; maior risco de ocorrência de geadas; maior prejuízo de desenvolvimento radicular, se houver impedimentos físicos e químicos no solo não previamente corrigidos, e maior dificuldade de realização dos tratos culturais em função da presença de resíduos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}