Listagem de Questões Concurso INPI
Considerando as técnicas de melhoramento genético clássicas e por meio da tecnologia do DNA recombinante (TDR), assinale a opção correta.
Existem altos riscos associados ao melhoramento genético utilizando TDR, pois pode-se facilmente promover, mesmo que acidentalmente, a conversão de um organismo não-patogênico em um organismo patogênico.
Os alimentos geneticamente modificados normalmente contêm novas proteínas, mas, como tais modificações são pontuais, a avaliação da segurança desses alimentos não precisa incluir testes da alergenicidade de tais proteínas.
A TDR recombinante apresenta vantagens em relação às técnicas convencionais de melhoramento genético, principalmente devido à especificidade do gene de interesse (responsável pela característica a ser alterada) e de uma maior precisão na inserção desse gene no organismo receptor.
Com o crescente aumento na oferta de alimentos produzidos a partir de organismos geneticamente modificados (OGM), vários laboratórios estão desenvolvendo novos métodos para detecção de tais OGM. Esses testes envolvem exclusivamente a detecção das seqüências de DNA geneticamente modificadas presentes nos alimentos.
A mutagênese in vitro é uma técnica largamente empregada no melhoramento genético de espécies frutíferas, uma vez que permite facilmente a obtenção de plantas mutantes com poucas mutações.
Assinale a opção correta com referência aos mecanismos de regulação da expressão gênica.
O óperon lac é controlado por regulação negativa na qual o gene lac1 sintetiza o repressor que se liga à seqüência operadora, impedindo a transcrição.
Um mecanismo muito importante de controle da expressão gênica em eucariontes envolve a formação de grampo no RNA, o que permite que a RNA polimerase aumente sua velocidade de síntese de proteínas.
No caso do óperon de arabinose, a ligação das proteínas AraC e CAP complexada ao cAMP a um sítio adjacente a araI bloqueia a transcrição de araB, araA e araC.
O óperon trp possui 5 enzimas capazes de transformar corismato em triptofano. Graças aos estudos com esse óperon, foi possível a identificação de um novo mecanismo de regulação da expressão gênica envolvendo a estabilidade do mRNA.
Considerando a figura acima e os princípios básicos da biologia molecular, assinale a opção correta.
Nos experimentos de clonagem em bactérias, é comum o uso de vetores conhecidos como YACs.
O componente I é uma enzima de restrição responsável pela linearização do plasmídeo de E. coli.
As enzimas de restrição são largamente empregadas nas técnicas de clonagem molecular, pois só são capazes de produzir terminações abruptas como as representadas na figura.
O plasmídeo híbrido produzido (IV), ao ser introduzido na célula bacteriana hospedeira, será incorporado ao cromossoma bacteriano.
Considerando que a replicação do DNA é o processo de autoduplicação do material genético que permite a transmissão das características hereditárias para gerações futuras, assinale a opção correta.
Cada fita serve de molde para replicar uma nova fita complementar, produzindo duas moléculas de DNA filhas, sendo que cada molécula filha contém apenas uma fita parental intacta.
O DNA é duplicado com a mistura de segmentos velhos e novos na mesma fita.
A replicação do DNA é um processo espontâneo que ocorre sem a participação de enzimas.
Na replicação do DNA, cada fita sofre duplicação e as fitas formadas sofrem pareamento, formando um novo DNA dupla fita, sem a participação das fitas parentais.
Nos organismos eucariontes, a replicação inicia-se em um único ponto, denominado origem de replicação.
Assinale a opção correta com relação ao processo de transcrição em procariontes e eucariontes.
A transcrição em organismos procariontes é muito mais complexa do que em eucariontes.
O mRNA de procariontes é amplamente processado com a adição de cauda poliA e remoção de íntrons.
As RNA-polimerases são enzimas que catalisam a ligação entre a extremidade 5N OH de um nucleotídeo com a extremidade 3N fosfato do nucleotídeo seguinte, usando como molde a fita de mRNA.
O capacete do RNA é uma modificação que ocorre na sua extremidade 5N e confere maior estabilidade ao RNA formado, protegendo-o da ação de fosfatases e nucleases.
O mecanismo de splicing consiste na retirada dos éxons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}