Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

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Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

#Questão 1127418 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 18 e 48: Pedagogia e Supervisão Pedagógica

O paradigma da inclusão no século XXI defende uma educação eficaz, capaz de acolher todos os estudantes, respeitando as diferenças, promovendo o respeito à diversidade e à equidade, não aceitando quaisquer formas de discriminação que se baseiem em preconceitos e envolvam distinção ou exclusão, sejam elas culturais, políticas, raciais ou de gênero.

A partir das ideias de Carvalho (2004), refletindo sobre a escola inclusiva, são feitas as seguintes afirmativas, com relação às adaptações curriculares:
I. São necessárias e não representam um outro currículo que ignore o projeto curricular oferecido aos alunos em geral.
II. Não podem ser consideradas como uma versão empobrecida do currículo adotado e, muito menos, como sendo destinadas só e apenas aos alunos com deficiência.
III. Precisam ser mais discutidas, para que possamos construí-las e aplicá-las com espírito de pesquisadores.
IV. Devem possibilitar às escolas adequações, envolvendo currículo e cada aluno individualmente, com suas necessidades e interesses, facilitando aos docentes o trabalho na diversidade.

Estão corretas as afirmativas

#Questão 1127419 - Pedagogia, Legislação da Educação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 18 e 48: Pedagogia e Supervisão Pedagógica

Considerando as diretrizes propostas pelo Plano Nacional de Educação, apresentado pela Lei 13.005/2014, analise as afirmativas a seguir.

I. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
II. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
III. Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, no Ensino Fundamental.
IV. Erradicação de 100% do analfabetismo até 2024.

Estão corretas as afirmativas 

#Questão 1127420 - Direito Constitucional, Educação, Cultura e Desporto, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 18 e 48: Pedagogia e Supervisão Pedagógica

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, estabelece os direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros e os dispositivos para estruturação do Estado. Entre tais direitos, podemos citar a liberdade de expressão, os direitos relacionados a trabalho, previdência social, saúde e assistência social. Além desses, em seu Capítulo III, a Carta Magna Brasileira trata especificamente da Educação, da Cultura e do Desporto, determinando uma série de regras para que a educação, “um direito de todos e dever do Estado e da família", seja garantida.



Com relação aos princípios elencados no Artigo 206, analise as afirmativas a seguir:



I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.


II. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.


III. Gestão democrática do ensino privado, na forma da Lei.


IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.



Estão corretas as afirmativas

#Questão 1127421 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 18 e 48: Pedagogia e Supervisão Pedagógica

O sentido dado ao ensino integrado está ancorado no conceito dialético hegeliano de que "a verdade é o todo", já que é na totalidade que os construtos particulares se fazem verdades.

Assim sendo, os princípios pedagógicos e curriculares que favorecem as práticas pedagógicas orientadas pela ideia de integração são:

I. transformação social
II. campo ideológico
III. conformidade
IV. luta de classes

Estão corretas apenas as afirmativas 

#Questão 1127422 - Pedagogia, Planejamento Educacional, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 18 e 48: Pedagogia e Supervisão Pedagógica

O supervisor pedagógico atua na busca de qualidade na educação, resultando na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

A presença do pedagogo na instituição educacional torna-se, pois, uma exigência dos sistemas de ensino e da realidade escolar, tendo em vista melhorar a qualidade da oferta de ensino para a população (Libâneo, 2010).

Quanto às funções do supervisor pedagógico, qual das afirmativas abaixo NÃO está correta? 

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