Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

#Questão 1127459 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

As sequências didáticas são ferramentas que permitem ao professor de língua portuguesa organizar suas aulas em torno do objetivo de desenvolver a capacidade comunicativa dos estudantes, a partir da criação de contextos de produção e leitura reais (Marcuschi, 2008).
Sendo assim, é essencial que uma sequência didática de língua portuguesa contenha os seguintes itens: 

#Questão 1127460 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Luiz Antônio Marcuschi (2008) reforça a importância de se pensar o texto como um evento comunicativo, no qual se encontram ações linguísticas, sociais e cognitivas. Sendo assim, os efeitos de sentido da leitura são produzidos pelos leitores na interatividade com o texto, especialmente através das operações de inferência.
Faça a associação correta entre o tipo de operação inferencial e sua condição de realização: 
1. Dedução 2. Indução 3. Particularização 4. Generalização
A. Tomada de várias informações textuais para chegar a uma conclusão com valor de probabilidade de acordo com o grau de verdade das premissas.
B. Reunião de duas ou mais informações textuais que funcionam como premissas para chegar a outra informação logicamente.
C. Saída de uma informação específica, por exemplo, um lexema, para chegar à afirmação de outra mais abrangente.
D. Tomada de um elemento geral de base lexical ou fundado em experiências e conhecimentos pessoais, individualizando ou contextualizando num conteúdo particular com um lexema específico.

Qual é a associação correta entre números e letras? 

#Questão 1127461 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

A intensidade cada vez maior com a qual a internet e a realidade digital fazem parte da vida da população brasileira operou transformações nos modos como a língua portuguesa é utilizada por seus falantes.
É um exemplo dessas transformações a

#Questão 1127462 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Na perspectiva da variação linguística, como definida por Marcos Bagno (2002), a língua é uma “atividade social, cujas normas evoluem segundo os mecanismos de auto-regulação dos indivíduos e dos grupos em sua dinâmica histórica de interação entre si e com a realidade” (p. 32).

Levando em consideração essa definição, é papel do professor de Linguagens em sala de aula trabalhar prioritariamente com

#Questão 1127465 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Novas práticas de ensino são necessárias para a efetiva leitura e compreensão de textos em uma perspectiva dos multiletramentos, conforme Roxane Rojo (2012).
Sobre essas práticas, analise as afirmações a seguir:

I. Exigem uma nova ética baseada em letramentos críticos.
II. Exigem uma nova ética que leve em consideração a emergência de novas práticas digitais, como os remix e mashups, relativizando, inclusive, discussões sobre direitos autorais.
III. Fazem emergir novas estéticas, cujos critérios estéticos podem ser definidos pelos alunos, possibilitando trocas de “coleções culturais” entre estudantes e professores.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis