Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

#Questão 1127454 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Paiva (2014) explores the process of second language acquisition (SLA) by discussing many theoretical perspectives and cognitive mechanisms. She also explains how social factors and the learner's native language affect SLA. The author cites Stephen Krashen's Monitor Hypothesis as an important theory about SLA.
In which of the affirmatives below is expressed the main function of the Monitor in second language acquisition?

#Questão 1127455 - Língua Portuguesa, Fonologia, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

A fonética e a fonologia, embora frequentemente estudadas juntas, são disciplinas distintas. A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas, tendo como unidade o fone. Já a fonologia investiga os sons a partir de um ponto de vista funcional, como elementos que integram um sistema linguístico, e sua unidade é o fonema (Castilho, 2019).
Sobre fones e os fonemas, afirma-se que

#Questão 1127456 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

A intertextualidade, conceito cunhado por Julia Kristeva nos anos 1960, abarca diferentes fenômenos literários, como a citação, a alusão, o pastiche, a paródia, entre outros. O conceito de intertextualidade, para autores como Leila Perrone Moisés (2016), seria suficiente, inclusive, para abarcar ou substituir a noção de metaliteratura/metaficção.
Em relação à metaliteratura/metaficção, examine as afirmações abaixo, marcando V, para as Verdadeiras, e F, para as Falsas.

( ) Embora frequentemente definido como um fenômeno da pós-modernidade, a metaliteratura/metaficção é uma constante na história da literatura de todos os tempos.

( ) O conceito de metaliteratura/metaficção é corretamente aplicado às obras produzidas pela crítica literária, uma vez que elas dedicam-se à análise e à interpretação de obras literárias.

( ) Qualquer obra literária pode ser considerada metaliterária porque pressupõe a existência de obras literárias anteriores, visto que os escritores são, primeiramente, leitores.

( ) Como toda obra literária é sempre metaliterária, esse conceito é fundamental para distinguir as obras que fazem desse procedimento temática central daquelas que apenas o utilizam pela essência do processo literário.

( ) Na literatura de cunho metaficcional, ao invés de o escritor tomar como tema a representação do mundo, ele elege a própria literatura como temática, em um processo autorreferencial.

Qual a sequência correta, de cima para baixo?

#Questão 1127457 - Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

A dominância étnico-racial, ou racismo, é reforçada pelas relações discursivas entre grupos majoritários e minoritários, e não apenas por conta dos acessos diferenciados a residência, emprego, habitação, educação ou previdência social. Essa dominância pode acontecer através da reprodução discursiva do preconceito étnico e do racismo dentro do grupo dominante e das formas assumidas pelo racismo cotidiano nas conversas entre membros dos grupos majoritário e minoritário, como discutido por Van Dijk (2012).
São estratégias discursivas utilizadas pelos grupos majoritários para deslegitimar os grupos minoritários: 

#Questão 1127458 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Irandé Antunes (2014) discorre sobre a importância de o professor de língua portuguesa fazer uso de uma gramática contextualizada em suas práticas educacionais.
Em todos os níveis de escolaridade, são prioridades em um ensino que se utilize dessa metodologia:

I. Introduzir e/ou aprofundar as noções metalinguísticas.
II. Ampliar o repertório cultural e linguístico dos alunos.
III. Garantir o acesso de todos os estudantes à leitura e à escrita.
IV. Iniciar e/ou aprofundar as capacidades de investigação científica dos estudantes.

Estão corretas apenas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis