Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

#Questão 1127488 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 2 e 45: Física

Nas décadas de 1980 e de 1990 surgiram, no Brasil, diversas pesquisas abordando metodologias e dinâmicas didático-pedagógicas para o ensino das ciências. Uma dessas dinâmicas é conhecida como “Três Momentos Pedagógicos”.
Sobre essa dinâmica didático-pedagógica, são feitas as seguintes proposições:

I. A dinâmica está dividida em três momentos, que são, na ordem sequencial: a organização do conhecimento, abordando os conteúdos curriculares; a problematização, aplicando estes conteúdos no cotidiano; por fim, a aplicação e a testagem, por meio de provas, do conhecimento adquirido.
II. Os três momentos estão estruturados na seguinte sequência: problematização inicial, apresentando situações reais que os alunos conhecem; organização do conhecimento, com a estruturação do conhecimento sob orientação do professor; por fim, a aplicação do conhecimento, com objetivo de analisar e interpretar as situações iniciais.
III. Uma das características da dinâmica dos três momentos consiste na valorização do protagonismo do estudante e na abordagem problematizante de assuntos, muitas vezes ligados ao cotidiano, em detrimento aos conteúdos a serem memorizados e cobrados em provas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões)

#Questão 1127489 - Pedagogia, Políticas Educacionais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 2 e 45: Física

Leia os textos a seguir e complete as lacunas.

- Os processos mentais superiores têm origem nos processos sociais, e todo desenvolvimento cognitivo do ser humano deve ser entendido levando-se em consideração sua relação com o meio social. Essa visão pode ser entendida como um dos pilares da teoria de desenvolvimento de ___________________.
- Pode-se afirmar que o desenvolvimento mental é caracterizado pelos quatro períodos gerais do desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional formal. Tais concepções fazem parte da teoria de ___________________.
- É possível ensinar qualquer assunto, de maneira honesta, a qualquer criança, em qualquer estágio de seu desenvolvimento, desde que sejam levadas em consideração as diferentes etapas do seu desenvolvimento intelectual. Esse princípio está relacionado às teorias de ____________________.
- Na educação dialógica, os processos de aprendizagem estão relacionados com a apropriação da significação dos conteúdos e com a aproximação entre conhecimentos científicos e seus aspectos históricos, sociais e culturais. Nessa visão, defendida por _________________, o educando assume uma postura crítica frente à concepção de educação baseada no depósito de conteúdos.

As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, com

#Questão 1127490 - Física, Física Moderna, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 2 e 45: Física

O século XX pode ser caracterizado como um período de intensos debates em torno da epistemologia das ciências. Dentre as diversas contribuições epistemológicas, quatro considerações de epistemólogos distintos são mencionadas abaixo:

I. É preciso propor teorias ousadamente, tentar refutá-las, aceitá-las provisoriamente, considerando que todas elas são tentativas conjecturais hipotéticas.
II. O avanço do conhecimento científico se dá por meio da constante substituição de programas de pesquisa científica regressivos por programas de pesquisa progressivos e, por consequência, pela substituição de hipóteses.
III. Tanto o empirismo quanto o racionalismo, quando tomados de forma extrema, tornam-se obstáculos epistemológicos, enfraquecendo a filosofia da ciência e o avanço do conhecimento científico.
IV. A ciência progride por meio da violação de regras metodológicas em detrimento ao princípio absoluto de obediência a uma única regra e às tradições rígidas dos padrões universais de validade.

Essas proposições são defendidas por diferentes epistemólogos do século XX, os quais estão listados corretamente na sequência das proposições:

#Questão 1127491 - Física, Física Moderna, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 2 e 45: Física

A análise dos espectros de emissão permite identificar a constituição de diferentes corpos ou elementos, como é o caso do Sol, por exemplo.
Qual das afirmativas abaixo faz uma caracterização verdadeira sobre os espectros de emissão e absorção?

#Questão 1127492 - Física, Magnetismo, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 2 e 45: Física

A descrição completa da luz só foi possível através da união da eletricidade com o magnetismo, cuja formulação matemática é feita através das equações de Maxwell, constituídas por um conjunto de leis: Lei de Gauss para campos elétricos, Lei de Gauss para campos magnéticos, Lei de Ampère e Lei de Faraday.
A respeito das equações de Maxwell, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) A grande contribuição de Maxwell está na mudança na Lei de Ampère, com a inclusão da corrente de deslocamento.
( ) A Lei de Gauss para o magnetismo expressa a inexistência de monopolos magnéticos.
( ) As Leis de Gauss e Ampère deverão ser reformuladas, na existência de monopolos magnéticos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis