Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

#Questão 1127520 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

Na perspectiva da inclusão escolar, entende-se que, em diferentes etapas e em virtude dos interesses e das habilidades dos alunos com altas habilidades/superdotação, os objetivos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) devem ser definidos em vista do amplo desenvolvimento de suas capacidades.

Em vista desse desenvolvimento, assinale V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Maximizar a participação do aluno na classe comum do ensino regular, beneficiando-se da interação no contexto escolar.
( ) Potencializar a(s) habilidade(s) demonstrada(s) pelo aluno, por meio do afunilamento e compressão curricular previsto no plano de atendimento individual.
( ) Expandir o acesso do aluno a recursos de tecnologia, materiais pedagógicos e bibliográficos de sua área de interesse.
( ) Promover a participação do aluno em atividades voltadas à prática da pesquisa e ao desenvolvimento de produtos.
( ) Restringir a proposição e o desenvolvimento de projetos de trabalho, com temáticas diversificadas, como artes, esporte, ciências, entre outras, no âmbito da escola.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 1127519 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

A identificação de alunos com altas habilidades/superdotação contribui para o planejamento e a execução de propostas de enriquecimento curricular, tanto na sala de aula comum, quanto no AEE.

Nesse sentido, analise as afirmativas, indicando nos parênteses V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Ao promover o debate sobre as concepções de altas habilidades/superdotação entre os professores e a comunidade escolar, é necessário definir quais assertivas estão em consonância com as práticas desenvolvidas na perspectiva da educação inclusiva, de forma que estas expressem a importância de ambientes de aprendizagem integrados e manifestação do conhecimento nas diferentes áreas de interesse destes alunos.
( ) O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola deve prever a articulação da escola com instituições de educação superior e centros voltados para o desenvolvimento da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros, e promover a cooperação entre eles, centros e a escola, oportunizando a execução de projetos colaborativos, que atendam às necessidades específicas dos alunos com altas habilidades/superdotação.
( ) A organização curricular, o planejamento, a avaliação e as práticas educacionais se transformam quando o ensino promove situações de aprendizagem em que todas as possibilidades de respostas dos alunos são acolhidas, interpretadas e valorizadas, e tornam-se subsídios para a identificação de habilidades em diferentes áreas. A diversificação de respostas torna-se o mote das aprendizagens e não a sua padronização. 
( ) O planejamento escolar, definido como sistematizador de intencionalidades educativas, precisa ser assumido como uma prática de observação e reflexão do cotidiano educacional. De acordo com o contexto em que as estratégias de ensino são promovidas, o planejamento atende a características transdisciplinares, globais e de articulação entre a sala de aula comum e o AEE.
( ) A avaliação é outro aspecto essencial para o reconhecimento das diferenças na escola. Ela não pode ser considerada um obstáculo quando compreendida como um elemento sancionador e qualificador. Nessa situação, os sujeitos da avaliação são somente os alunos, e o objeto da avaliação, as aprendizagens realizadas por eles.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

#Questão 1127521 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

As autoras Zenari e Silva (2022) desenvolvem uma análise sobre a importância da escola de Educação Infantil e o apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o desenvolvimento das crianças com deficiência. Para elas, a Escola que engloba a todos desenvolve práticas de articulação e entrelaçamento de ações, cuidados e busca estabelecer uma rede de apoio que olha para as crianças e suas famílias, para que esse primeiro acesso à escola seja de fortalecimento e aprendizagens, e não de contínuas frustrações que fragilizam a todos os envolvidos no processo. Assim, segundo o que é defendido pelas autoras, acolher as necessidades apresentadas pelas crianças implica um ______________, _______________ e rotinas escolares e de práticas que minimizem as barreiras que se apresentam no cotidiano da escola, sejam elas de ordem __________, ______________, ______________ ou ______________.

A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima é:

#Questão 1127523 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

Alves, Ferreira e Damázio (2010) afirmam que, na abordagem bilíngue, a Libras e a Língua Portuguesa, em suas variantes de uso padrão, quando ensinadas no âmbito escolar, são deslocadas de seus lugares especificamente _________ e devem ser tomadas em seus componentes ________, ________ e ________, além de seus aspectos formais, envolvendo fonologia, morfologia, sintaxe, léxico e semântica.

A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima é:

#Questão 1127526 - Pedagogia, Legislação da Educação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e, após as alterações apresentadas pela Lei n.º 12.796/2013, define que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de uma educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

A educação básica está organizada da seguinte forma:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis