Questões Concurso Fundação Hospitalar de Saúde - SE (FHS/SE)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação Hospitalar de Saúde - SE (FHS/SE)

Estudos europeus e brasileiros mostram que as crianças migranosas perdem, em média, de 1 a 4 dias por ano de aulas escolares devido às crises. Perdem, além disso, o equivalente a 8 dias por ano devido à redução da produtividade. Assim, não somente o absenteísmo como a redução do desempenho escolar terão consequências a longo prazo. Considerando esses fatos, julgue os itens subsequentes. O estado migranoso é uma complicação da migrânea em que as crises de dor de cabeça duram mais que 72 horas a despeito do tratamento.

Estudos europeus e brasileiros mostram que as crianças migranosas perdem, em média, de 1 a 4 dias por ano de aulas escolares devido às crises. Perdem, além disso, o equivalente a 8 dias por ano devido à redução da produtividade. Assim, não somente o absenteísmo como a redução do desempenho escolar terão consequências a longo prazo. Considerando esses fatos, julgue os itens subsequentes. A migrânea com aura também é conhecida como enxaqueca comum ou simples.

A calcificação patológica constitui um processo mórbido de origem nas alterações metabólicas celulares. Essas alterações induzem a uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais heterotopicamente, ou seja, em locais onde não é comum a sua deposição. Em outras palavras, a calcificação patológica é assim definida por se localizar fora do tecido ósseo ou dental, em situações de alteração da homeostase e da morfostase. Em relação às calcificações intracerebrais, julgue os itens de 86 a 91. Nas crianças com neurotuberculose podem ser encontrados granulomas e microgranulomas que podem ser confundidos com calcificações. Sua localização preferencial ocorre nas regiões periventriculares e no tálamo, como na toxoplasmose congênita.

A calcificação patológica constitui um processo mórbido de origem nas alterações metabólicas celulares. Essas alterações induzem a uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais heterotopicamente, ou seja, em locais onde não é comum a sua deposição. Em outras palavras, a calcificação patológica é assim definida por se localizar fora do tecido ósseo ou dental, em situações de alteração da homeostase e da morfostase. Em relação às calcificações intracerebrais, julgue os itens de 86 a 91. A microcefalia, definida como medida da circunferência cefálica abaixo do percentil 5, pode estar presente em até 50% das crianças portadoras de citomegalovirose congênita nascidas assintomáticas. As calcificações são, na maioria dos casos, corticais e raramente periventriculares, elevando assim a incidência de retardo mental.

A calcificação patológica constitui um processo mórbido de origem nas alterações metabólicas celulares. Essas alterações induzem a uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais heterotopicamente, ou seja, em locais onde não é comum a sua deposição. Em outras palavras, a calcificação patológica é assim definida por se localizar fora do tecido ósseo ou dental, em situações de alteração da homeostase e da morfostase. Em relação às calcificações intracerebrais, julgue os itens de 86 a 91. O critério básico para a utilização do praziquantel no tratamento da neurocisticercose consiste na verificação de que a doença esteja em atividade. A presença de cistos viáveis, visíveis (por exemplo, na TC de crânio), juntamente com os testes imunológicos de soro e liquor positivo, são fundamentais para a confirmação do diagnóstico. O achado isolado de calcificações cerebrais que traduzem a morte e a degeneração dos cisticercos não justifica o tratamento com o praziquantel.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis