Questões Concurso Fundação Hospitalar de Saúde - SE (FHS/SE)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação Hospitalar de Saúde - SE (FHS/SE)

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Em uma criança com 12 anos de idade, apresentando anemia crônica e trombocitopenia com hepatoesplenomeglia, foi realizado um aspirado de medula óssea que evidenciou a presença de células de depósito. Constatou-se, ainda, atividade reduzida da $-glucosidase em leucócitos de sangue periféricos. Nesse quadro, o diagnóstico mais provável é de doença de Wilson.

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Uma criança com 8 anos de idade, queixa-se de dores pelo corpo, tanto espontâneas como desencadeadas pela marcha, associadas a deficit de força muscular nos membros inferiores, além de antecedente de IVAS no período de 10 dias antes do início do quadro. O prejuízo motor evoluiu de forma ascendente e simétrica, apresentando-se incontinência fecal e urinária. O LCR apresentou hiperproteinorraquia e hipocelularidade. Nesse quadro, o liquor com as características descritas afasta a possibilidade de polirradiculoneurite.

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Recém-nascido com 7 dias de vida, com hiperbilirrubinemia inexplicável, vem apresentando episódios de vômitos, letargia, hipotonia e desidratação. Os sintomas são recorrentes, quando a criança é alimentada com fórmulas de leite. Nos períodos de crise, o nível de amônia registrado no sangue era de 480 μ% e, no LCR, de 550 μ%. Com a restrição proteica, tanto o nível de amônia como os sintomas neurológicos normalizaram. Nesse quadro, o achado é compatível com a hiperamonemia do tipo I.

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Uma criança com 4 anos de idade, do sexo masculino, foi levada ao pronto-socorro com história de uso prévio de amoxilina com a finalidade de tratamento de uma otite média aguda. O quadro evoluiu com persistência da febre e o paciente encontra-se no quinto dia de antibioticoterapia. Há 2 dias, o menor encontra-se muito irritado e com vômitos. Nos exames clínico e neurológico, foi observada rigidez de nuca e discreta hemiparesia à direita. O liquor mostrou uma redução na glicorraquia e aumento de polimorfonucleares. A tomografia cerebral evidenciou uma efusão subdural à esquerda. Nesse quadro clínico, o agente etiológico mais provável é o Haemophilus influenzae.

Nos últimos anos, o termo distúrbio de aprendizagem tem despertado grandes discussões relacionadas a definição, fatores causais e procedimentos terapêuticos. Esses debates levantam questões importantes, tais como a identificação do profissional habilitado para intervir, tanto preventiva como terapeuticamente. Considerando as diversas causas que podem interferir no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens de 105 a 111. O espelhamento de letras pode ocorrer na dislexia e na lateralidade cruzada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis