Questões Concurso Fundação Hospitalar de Saúde - SE (FHS/SE)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação Hospitalar de Saúde - SE (FHS/SE)

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Uma criança com 10 anos de idade foi levada a avaliação neurológica, com queixa de dificuldade de reter informações. Não é hiperativa nem impulsiva, porém é muito dispersa em sala de aula, embora seja esforçada com relação aos estudos. Exame neurológico normal. Realizados EEG e estudo do P 300, estes foram normais. Audiometria normal. Avaliação oftalmológica e ortóptica sem alterações. Teste de WISC normal para a idade cronológica. O processamento auditivo central mostrou um comprometimento do processo gnósico auditivo verbal, no que se refere à habilidade de atribuir significado à informação fonêmica. Nesse quadro clínico, o diagnóstico correto da criança é de deficit de percepção com prejuízo da decodificação.

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Um lactente com 6 meses de idade, tem antecedente de aspiração meconial no período neonatal, quando necessitou de oxigênioterapia em Hood e CPAP nasal. No exame neurológico observou-se lalação, sustento completo da cabeça, preensão digitopalmar presente, tono flexor ausente, reflexo de Magnus-De Kleijin ausente, reflexo de Moro presente mas incompleto, reflexo de Landau I e II presente. Estímulo luminoso em várias direções presente. Nesse quadro clínico, é correto concluir que a criança apresenta um retardo no desenvolvimento neuropsicomotor.

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Uma criança com 7 anos de idade foi repentinadamente levada à diretoria por fazer palhaçadas e dançar na classe quando todos estão quietos. Refere a diretora que a criança disse, na ocasião: “não consigo parar de rir”. Nesse quadro clínico, tem se um exemplo de manifestação de alteração do humor, com humor elevado ou expansivo, que pode ser encontrada em crianças portadoras de transtorno bipolar.

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Uma criança com 8 anos de idade apresenta crises parciais caracterizadas por parestesia de hemiface à esquerda e sensação de língua grande. Durante o sono, apresenta crises tônico-clônicas generalizadas. Seu desenvolvimento neuropsicomotor normal, o seu rendimento escolar é bom. O exame neurológico é normal. EEG evidencia uma descarga de ondas agudas nas projeções centrotemporais à direita. Tomografia de crânio normal. Resposta positiva com a carbamazepina. Nesse quadro clínico, é correto concluir pelo diagnóstico de epilepsia benigna da infância.

Cada um dos itens de 112 a 120 apresenta um quadro clínico seguido de uma assertiva a ser julgado. Uma criança com um ano de idade, com antecedente de prematuridade (idade gestacional de 33 semanas) que evoluiu com anóxia neonatal, necessitando de acompanhamento em UTI neonatal por 45 dias devido a membrana hialina e meningite neonatal, no exame neurológico, apresenta microcefalia e hemiparesia incompleta à direita, com predomínio braquial e crural. Ela está apresentando crises tônico-clônicas generalizadas e desencadeadas em momentos de febre, e o EEG evidencia descargas de ondas agudas e pontas nas projeções frontotemporais. A criança encontra-se em uso de fenobarbital. Nesse quadro clínico, é correto concluir pelo diagnóstico de crise febril.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis