Questões Concurso CISAMVE - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CISAMVE - SC

 O IBGE divulgou os resultados do Censo 2022, indicando que a população do Brasil é formada por 203.080.756 pessoas. Isso indica também que a estimativa sobre o número de pessoas com diabetes no Brasil passaria a ser de aproximadamente 20 milhões, já que o último Vigitel, levantamento em amostra representativa da população brasileira feito pelo Ministério da Saúde, apontou que, no conjunto de 27 capitais pesquisadas, a frequência do diagnóstico autorreferido de diabetes foi de 10,2%. A Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade que reúne mais de 240 associações de diabetes, em mais de 161 países e territórios, também estima que a prevalência do diabetes no Brasil é de 10,5%. Dentre os tipos de diabetes, a maioria é de diabetes Tipo 2. Já o diabetes Tipo 1, afeta aproximadamente 600 mil pessoas. Ainda segundo a IDF, o Brasil ocupa o 6º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral, e o 3º lugar quando se fala em diabetes Tipo 1. A melhor forma de prevenção de diabetes é praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas diabetes, mas outras doenças. É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Em relação à glicemia capilar, assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Os testes de glicemia capilar contribuem com a equipe de saúde para compreender em tempo real o valor da glicemia. A frequência de realização da monitorização glicêmica varia de acordo com a necessidade individual (tipo de diabetes, esquema terapêutico, insulinização, hipoglicemia assintomática e/ou hipoglicemias graves, uso de drogas diabetogênicas, mudança de tratamento, estresse clínico e/ou cirúrgico, gravidez, atividade física, gastroparesia, entre outros) e com a adequação clínica do tratamento. Os horários mais utilizados para realização de glicemias capilares são: em jejum, nos períodos pré-prandiais (antes das refeições), pós-prandiais (2h após o início das refeições e 1h para gestantes) e ao deitar e durante a madrugada.

(__)São considerados fatores que podem interferir no resultado da glicemia capilar: a. extremidades quentes, que podem ocasionar vasoconstrição e como consequência a dificuldade da ejeção do sangue. A conduta orientada, nesse caso, é lavar o membro com água corrente antes de realizar a glicemia capilar; b. qualidade das tiras reagentes, as tiras contêm uma camada de reação enzimática complexa e devem ser sempre armazenadas nas embalagens originais, bem lacradas, para preservar sua estabilidade analítica, pois tiras-teste, em embalagens abertas, deterioram-se mais rapidamente; c. condições ambientais e de amostragem também podem influenciar os resultados.

(__)Etapas da realização do teste de Glicemia capilar: lavar as mãos com água e sabonete líquido e hipoalergênico (de preferência), com técnica padronizada (do profissional e da pessoa com diabetes) e secar bem; reunir todo o material necessário (glicosímetro; lanceta retrátil ou lancetador/lanceta; tira reagente; algodão; álcool 70% líquido); verificar se a tira reagente está dentro do prazo de validade e seguir as instruções para o uso do aparelho e, se necessário, verificar o código de segurança entre o aparelho e a tira reagente e esperar o glicosímetro ligar automaticamente; friccionar as mãos uma contra a outra para aquecê-las, caso estejam frias; realizar a antissepsia com álcool 70% líquido no local da punção (não utilizar álcool em gel ou álcool perfumado); certificar-se que o local que será puncionado esteja bem seco; posicionar a mão de modo que facilite a colocação da gota de sangue na tira reagente; se necessário, fazer ordenha do dedo (base para a ponta); posicionar o lancetador ou lanceta e puncionar a polpa digital lateral (evitar a polpa digital central devido à sensação dolorosa); instilar (depósito ou sucção) uma gota de sangue no local indicado até preencher a tira reagente em quantidade suficiente para verificação da glicemia; aguardar o tempo determinado para a leitura conforme a padronização do glicosímetro; retirar a tira reagente do glicosímetro e descartar os materiais perfurocortantes e contaminados nos recipientes apropriados; registrar o valor da glicemia capilar no prontuário ou no mapa de monitorização. Ainda é importante lembrar de realizar o rodízio do local de punção: optar por fazer as glicemias capilares em diferentes dedos e em diferentes regiões da lateral ao longo do dia e da semana, pois isso evita lesões nos dedos e o aumento da sensação dolorosa, além da alteração da impressão digital.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

O planejamento do SUS é de responsabilidade conjunta das três esferas da federação, sendo que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem desenvolver seus processos de planejamento de maneira integrada, levando em conta as prioridades das demais esferas, buscando gerar complementaridade e funcionalidade. O planejamento no SUS deve fundamentar-se em uma dinâmica federativa em que cada uma das esferas possui suas atribuições específicas, as quais, articuladas, produzem um planejamento orientado para impulsionar estratégias de regionalização. O planejamento no Sistema Único de Saúde é uma função gestora que, além de requisito legal, é um dos mecanismos relevantes para assegurar a unicidade e os princípios constitucionais do SUS. A tarefa de planejar exige conhecimento técnico que se expressa em instrumentos e ferramentas desenvolvidas em processos de trabalho. O caráter integrado das atividades de planejamento no SUS valoriza a autonomia dos entes federados, uma vez que todo o processo deve ser conduzido de maneira ascendente, desde os Municípios até a União.
Sobre esse tema, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relacionam os instrumentos de planejamento a seu respectivo conceito e características:

Primeira coluna: instrumentos de planejamento

1.Plano de Saúde 2.Relatorio de gestão 3.Programação anual 4.Plano Plurianual (PPA) 5.Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 6.Lei Orçamentária Anual (LOA)

Segunda coluna: conceito e características

(__)Define as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública relativas às despesas de capital e aos gastos correntes delas derivados, ou seja, sintetiza as estratégias de médio prazo e as operacionaliza por meio dos programas que o constituem. Estrutura-se em duas partes fundamentais que são a base estratégica e os programas. A base estratégica consiste no conjunto de análises de cenário e de prospecção estratégica que orientará o planejamento governamental, deve contemplar a análise da situação econômica e social; as diretrizes, os objetivos e as metas estabelecidas pelo chefe do Poder Executivo; a previsão dos recursos orçamentários e sua distribuição entre os setores ou entre os programas; e as diretrizes, os objetivos e as metas dos demais órgãos compatíveis com a orientação estratégica do chefe do Poder Executivo.

(__)Realiza o detalhamento anual dos gastos relativos a cada etapa das estratégias adotadas, cujo conteúdo deve guardar plena compatibilidade com as diretrizes expressas nos programas. Consiste na expressão anual do planejamento governamental, quando são previstos com maior detalhamento o volume de recursos arrecadados e como esses serão alocados ao longo do conjunto de programas e projetos que serão executados no exercício fiscal correspondente.

(__)Instrumento inovador instituído pela Constituição Federal de 1988 em matéria de organização orçamentária. Cabe a este instrumento estabelecer, para cada exercício fiscal, as metas e as prioridades da Administração Pública e os parâmetros de elaboração da LOA.

(__)É o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde de cada esfera da gestão do SUS para o período de quatro anos. Norteia a elaboração do planejamento e do orçamento do governo no tocante à saúde e consolida as políticas e compromissos de saúde em uma determinada esfera de governo. Nesse sentido, reflete, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e as peculiaridades próprias de cada esfera. É elaborado no primeiro ano da gestão em curso, com execução a partir do segundo ano da gestão em curso ao primeiro ano da gestão subsequente.

(__)Nesse instrumento são detalhadas as ações e serviços; as metas anuais; os indicadores; e a previsão de alocação de recursos orçamentários no ano. É elaborada no ano em curso e executada no ano subsequente, coincide com o período definido para o exercício orçamentário (um ano calendário) e a Lei Orçamentária Anual, sendo o subsídio para elaboração desta última. Contém as ações que contribuem para o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas estabelecidas em outro instrumento de planejamento.

(__)É o instrumento que apresenta os resultados alcançados com a execução de um outro instrumento de planejamento, apurados com base no conjunto de diretrizes, objetivos e indicadores. Orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários aos demais instrumentos de planejamento da saúde. Por essas características, é o instrumento em que os gestores do SUS prestam contas das ações que foram executadas no ano anterior.

Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as colunas: 

Durante uma reunião de equipe em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) vinculado ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde, foram discutidos aspectos históricos e atuais da Política Nacional de Saúde Mental. Sobre essa política, é correto afirmar que:

O auxiliar administrativo de um Consórcio Público Interfederativo de Saúde precisa realizar uma pesquisa de preços para a aquisição de materiais de consumo para uso nas unidades de saúde. Considere as afirmativas a seguir relacionadas à pesquisa de preços nas contratações públicas. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A pesquisa de preços é um procedimento prévio e indispensável para verificar a compatibilidade do orçamento da Administração com os valores praticados no mercado, servindo de referência para a definição do preço estimado da contratação.

(__)O uso exclusivo de consulta a fornecedores locais pode limitar a competitividade e não reflete necessariamente os preços de mercado, sendo recomendável a utilização de múltiplas fontes de consulta.

(__) A pesquisa de preços para compras públicas deve considerar diferentes parâmetros, como consultas a fornecedores, contratações similares de outros entes públicos e sistemas oficiais de preços, garantindo a obtenção de um valor estimado mais confiável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

No contexto da implementação de programas sociais em um Consórcio Público Interfederativo de Saúde, é fundamental compreender a estrutura e os objetivos da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os níveis de proteção do SUAS com seus respectivos serviços:

Primeira coluna: níveis de proteção
1.Proteção Social Básica 2.Proteção Social Especial de Média Complexidade 3.Proteção Social Especial de Alta Complexidade
Segunda coluna: serviços
(__)Serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua.
(__)Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
(__)Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis