Questões de Enfermagem da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da FURB

 O IBGE divulgou os resultados do Censo 2022, indicando que a população do Brasil é formada por 203.080.756 pessoas. Isso indica também que a estimativa sobre o número de pessoas com diabetes no Brasil passaria a ser de aproximadamente 20 milhões, já que o último Vigitel, levantamento em amostra representativa da população brasileira feito pelo Ministério da Saúde, apontou que, no conjunto de 27 capitais pesquisadas, a frequência do diagnóstico autorreferido de diabetes foi de 10,2%. A Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade que reúne mais de 240 associações de diabetes, em mais de 161 países e territórios, também estima que a prevalência do diabetes no Brasil é de 10,5%. Dentre os tipos de diabetes, a maioria é de diabetes Tipo 2. Já o diabetes Tipo 1, afeta aproximadamente 600 mil pessoas. Ainda segundo a IDF, o Brasil ocupa o 6º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral, e o 3º lugar quando se fala em diabetes Tipo 1. A melhor forma de prevenção de diabetes é praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas diabetes, mas outras doenças. É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Em relação à glicemia capilar, assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Os testes de glicemia capilar contribuem com a equipe de saúde para compreender em tempo real o valor da glicemia. A frequência de realização da monitorização glicêmica varia de acordo com a necessidade individual (tipo de diabetes, esquema terapêutico, insulinização, hipoglicemia assintomática e/ou hipoglicemias graves, uso de drogas diabetogênicas, mudança de tratamento, estresse clínico e/ou cirúrgico, gravidez, atividade física, gastroparesia, entre outros) e com a adequação clínica do tratamento. Os horários mais utilizados para realização de glicemias capilares são: em jejum, nos períodos pré-prandiais (antes das refeições), pós-prandiais (2h após o início das refeições e 1h para gestantes) e ao deitar e durante a madrugada.

(__)São considerados fatores que podem interferir no resultado da glicemia capilar: a. extremidades quentes, que podem ocasionar vasoconstrição e como consequência a dificuldade da ejeção do sangue. A conduta orientada, nesse caso, é lavar o membro com água corrente antes de realizar a glicemia capilar; b. qualidade das tiras reagentes, as tiras contêm uma camada de reação enzimática complexa e devem ser sempre armazenadas nas embalagens originais, bem lacradas, para preservar sua estabilidade analítica, pois tiras-teste, em embalagens abertas, deterioram-se mais rapidamente; c. condições ambientais e de amostragem também podem influenciar os resultados.

(__)Etapas da realização do teste de Glicemia capilar: lavar as mãos com água e sabonete líquido e hipoalergênico (de preferência), com técnica padronizada (do profissional e da pessoa com diabetes) e secar bem; reunir todo o material necessário (glicosímetro; lanceta retrátil ou lancetador/lanceta; tira reagente; algodão; álcool 70% líquido); verificar se a tira reagente está dentro do prazo de validade e seguir as instruções para o uso do aparelho e, se necessário, verificar o código de segurança entre o aparelho e a tira reagente e esperar o glicosímetro ligar automaticamente; friccionar as mãos uma contra a outra para aquecê-las, caso estejam frias; realizar a antissepsia com álcool 70% líquido no local da punção (não utilizar álcool em gel ou álcool perfumado); certificar-se que o local que será puncionado esteja bem seco; posicionar a mão de modo que facilite a colocação da gota de sangue na tira reagente; se necessário, fazer ordenha do dedo (base para a ponta); posicionar o lancetador ou lanceta e puncionar a polpa digital lateral (evitar a polpa digital central devido à sensação dolorosa); instilar (depósito ou sucção) uma gota de sangue no local indicado até preencher a tira reagente em quantidade suficiente para verificação da glicemia; aguardar o tempo determinado para a leitura conforme a padronização do glicosímetro; retirar a tira reagente do glicosímetro e descartar os materiais perfurocortantes e contaminados nos recipientes apropriados; registrar o valor da glicemia capilar no prontuário ou no mapa de monitorização. Ainda é importante lembrar de realizar o rodízio do local de punção: optar por fazer as glicemias capilares em diferentes dedos e em diferentes regiões da lateral ao longo do dia e da semana, pois isso evita lesões nos dedos e o aumento da sensação dolorosa, além da alteração da impressão digital.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos e possui dois ciclos de transmissão: urbano e silvestre. No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti ) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.
Considere os seguintes sinais e sintomas:

-Início súbito de febre -Exantema (erupções cutâneas) -Cefaleia intensa -Náuseas e vômitos -Fadiga -Calafrios

Assinale a alternativa que apresenta apenas os sinais e sintomas característicos do quadro clínico inicial da febre amarela:

 A adequada escolha e organização dos métodos de desinfecção e esterilização deve ser fundamentada nas recomendações de cunho científico e reconhecidas em nível nacional e internacional. A utilização e o tratamento dos materiais deve considerar a divisão destes em categorias: os materiais críticos são aqueles que entram em contato com tecidos cruentos; os materiais semicríticos são os que entram em contato com mucosas; e materiais não críticos aqueles que só entram em contato com a pele íntegra. De uma forma geral, durante os processos de tratamento, os materiais críticos devem ser esterilizados ou de uso único (descartáveis), os materiais semicríticos devem sofrer esterilização ou no mínimo desinfecção e os materiais não críticos devem ser desinfetados ou, no mínimo, limpos. A periodicidade dos processos de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais deve ser sempre entre o uso em diferentes pacientes. Acerca desse tema, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relacionam os termos relativos ao processo de tratamento dos materiais e seus respectivos conceitos:

Primeira coluna: Termos associados ao processo de tratamento dos materiais

1.Assepsia 2.Descontaminação 3.Limpeza 4.Desinfecção 5.Esterilização

Segunda coluna: Conceito

(__)Remoção mecânica e/ou química de sujidades em geral (oleosidade, umidade, matéria orgânica, poeira, entre outros) de determinado local.
(__)Destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.
(__)Método empregado para impedir a contaminação de determinado material ou superfície.
(__)Eliminação parcial ou total de microrganismos de materiais ou superfícies inanimadas.
(__)Eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes.

Assinale a alternativa que apresenta correta associação entre as colunas:

Os procedimentos básicos de enfermagem envolvem técnicas que podem ser implementadas pela equipe de enfermagem sob supervisão do enfermeiro. A condução das técnicas deve ser fundamentada na literatura e resguardar a segurança do profissional e do paciente. O objetivo dos procedimentos básicos de enfermagem é obter qualidade na assistência oferecida, reduzir custos, auxiliar o paciente na recuperação e promover conforto. A aplicação de calor ou frio nas camadas superficiais da pele por meio de bolsas térmicas ou compressas é um dos procedimentos básicos à disposição da equipe de enfermagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta:

O uso dos "certos" foi criado em 1960, inicialmente como "5 certos" para otimizar a verificação da equipe de Enfermagem na administração de medicamentos. A administração de medicamentos na assistência à saúde deve se basear em boas práticas, para promover a segurança do paciente e evitar complicações, sequelas e/ou eventos adversos. Considerando essa explicação, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relacionam eventos adversos e/ou complicações associadas à administração de uma medicação parenteral com seu respectivo conceito:

Primeira coluna: eventos adversos e/ou complicações

1.Lipodistrofia 2.Tromboflebite 3.Infiltração 4.Embolia

Segunda Coluna: conceito

(__)Processo inflamatório de um segmento de uma veia, geralmente de localização superficial, com a formação de coágulos, na área afetada; seus sinais são: dor localizada, rubor, calor e edema ao redor da inserção ou ao longo do trajeto da veia.

(__)Obstrução de um vaso (geralmente artéria) pela migração de um corpo estranho pela corrente sanguínea.

(__)Administração de uma solução ou medicamento não vesicante no tecido circunvizinho; caracterizada por edema, extravasamento do líquido para fora do leito venoso, dor e sensação de frio.

(__)Reação localizada, caracterizada por nódulo endurecido e doloroso no tecido adiposo.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis