Listagem de Questões sobre Geral
O melhoramento genético compreende o processo contínuo de criação, seleção e reprodução dos animais de interesse zootécnico, com o objetivo de mudar ou intensificar características dos animais produzidos em cada geração. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.
No melhoramento animal, a genética molecular pode ser utilizada para diagnóstico de anomalias hereditárias, verificação de parentesco e seleção assistida por marcadores para características quantitativas.
Em suínos, um dos parâmetros alterados pelo melhoramento genético é a deposição de gordura subcutânea. Antigamente, a espessura do toucinho podia ultrapassar 30 mm; atualmente, a variação é de 15 mm a 18 mm, podendo chegar, em granjas-núcleos com animais selecionados, aos valores médios de 8 mm a 12 mm.
O número de leitões nascidos vivos por ano é um dos parâmetros utilizados para avaliar a eficiência reprodutiva. Atualmente, uma porca pode produzir 12 leitões nascidos vivos por leitegada, em um total entre 2,3 e 2,5 partos por ano, totalizando 28 a 30 leitões nascidos vivos por ano.
Atualmente, existem várias normas que regem os sistemas de gestão dos setores produtivos. Também há um aumento das exigências do mercado consumidor, principalmente no exterior, em relação a produtos de qualidade e com certificação. Considerando que essa situação obriga as indústrias exportadoras a adotarem diferentes programas e sistemas de gestão durante o processo produtivo, julgue os itens em seguida.
A análise de perigos e pontos críticos de controle considera aspectos técnicos e elementos de gestão para combater contaminações por agentes físicos, químicos ou biológicos presentes na matéria-prima e(ou) no produto final.
O procedimento-padrão de higiene operacional e préoperacional é um dos requisitos para a implantação dos princípios da análise de perigos e pontos críticos de controle.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}