Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2002

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2002

Os programas que fazem parte da política de recursos humanos do Ministério da Saúde buscam atender melhor à demanda dos serviços. A regulação das profissões de saúde, em seus aspectos éticos e científicos, é fundamental, já que influencia a qualidade da prestação dos serviços. No que se refere a esses aspectos, julgue os itens abaixo.

O sistema de certificação profissional com base em competências é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Desporto (MEC), que pretende, para fins de equivalência educacional, reconhecer e certificar competências adquiridas por meio do trabalho e de cursos informais. O sistema tem implicações importantes na política de recursos humanos na área da saúde.

O Ministério da Saúde tem respondido às crescentes demandas e deficiências de formação e distribuição dos recursos humanos mediante a elaboração de alguns programas. Com referência a esses programas, julgue os itens a seguir.

Um dos problemas atuais da formação de profissionais de medicina é a inadequação dos programas acadêmicos à realidade do trabalho nos serviços de saúde. Algumas escolas de medicina têm adotado estratégias pedagógicas tais como a aprendizagem autodirigida, a aprendizagem em pequenos grupos, a aprendizagem com base em problemas (problems based learning – PBL), bem como a orientação à comunidade. Essas estratégias são recentes no Brasil, e nenhuma universidade as adota oficialmente.

A política do Ministério da Saúde para a promoção da saúde oral inclui a fluoretação de água de abastecimento além de incentivos às ações assistenciais odontológicas no âmbito do PSF. Municípios são qualificados para o incentivo de saúde bucal do PSF. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Se um município pequeno possui apenas uma equipe do PSF e não tem nenhum profissional de saúde bucal, o município será considerado prioritário para ser habilitado aos incentivos da saúde bucal, sob a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de seu estado.

A política do Ministério da Saúde para a promoção da saúde oral inclui a fluoretação de água de abastecimento além de incentivos às ações assistenciais odontológicas no âmbito do PSF. Municípios são qualificados para o incentivo de saúde bucal do PSF. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A cobertura da fluoretação de águas de abastecimento público pode ser estimada por meio do número de habitantes dos municípios que possuem esse serviço. No Brasil, os últimos levantamentos indicam que 70% da população se beneficia da água fluoretada.

Um dos indicadores de saúde oral é o chamado índice CPO, que se baseia na contagem de dentes cariados, perdidos e restaurados (obturados). No Brasil, um levantamento realizado em 1986, revelou que as crianças com doze anos de idade tinham em média de seis a sete dentes nessa situação. Graças a medidas preventivas promovidas pelo Ministério da Saúde, como a fluoretação da água de consumo, o levantamento realizado em 1996 revelou uma queda das médias em relação ao levantamento de l986. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

É correto afirmar que, em 1986, a situação de saúde bucal de crianças brasileiras com doze anos de idade era bastante desfavorável, pois a OMS considera que, para essa idade, a criança poderia ter, no máximo, três dentes cariados, perdidos ou obturados (CPO).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis