Questões de Veterinária da OBJETIVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da OBJETIVA

Os agentes causadores de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) podem ser designados como clássicos, emergentes e reemergentes. Sobre esses agentes, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) Os clássicos são conhecidos clínica e epidemiologicamente.


(2) Os emergentes não eram reconhecidos como causadores de DTAs, mas está sendo comprovado o seu papel como novos agentes etiológicos.


(3) Os agentes reemergentes são agentes clássicos, considerados controlados e que estão ressurgindo com uma nova incidência clínica, alguns deles apresentando-se com maior severidade.



( ) Tuberculose e Brucelose.


( ) Escherichia coli O157:H7 e Campylobacter jejuni.


( ) Staphylococcus aureus e Clostridium botulinum.


( ) Bacillus cereus e Clostridium perfringens.

Nos surtos epidêmicos de fonte propagada, a transmissão da doença ocorre de um indivíduo a outro por via respiratória, anal, oral, genital ou por vetores. Os principais fatores que determinam a propagação desse tipo de epidemia são:



I. O tipo de patógeno envolvido.


II. O número de indivíduos suscetíveis.


III. As principais fontes de propagação.


IV. As potenciais fontes de infecção.



Está CORRETO o que se afirma:

Considerando-se a Lei nº 6.437/1977 – Infrações à Legislação Sanitária Federal, sobre como o infrator será notificado para ciência do auto de infração, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Pessoalmente.


( ) Pelo correio ou via postal.


( ) Pelo correio eletrônico.

A conservação de alimento por salga é um dos processos mais antigos utilizados. A respeito desse tipo de conservação, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O sal desidrata o produto por diferença de pressão osmótica entre o meio externo e o interno, _____________ a Atividade de água (Aw) do produto para ___________ sua estabilidade microbiana, química e bioquímica.

Quando fora de seu habitat natural, a alimentação dos animais depende quase exclusivamente da interferência do ser humano que deve planejar, de forma racional, o fornecimento de alimentos adequados e em quantidades e proporções corretas para que o animal possa manter-se são e, quando for o caso, produtivo. Considerando-se os muitos termos rotineiramente utilizados para tratar de alimentação e nutrição animal, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Catabolismo: transformações químicas contrárias ao anabolismo, ou seja, é o processo de desconstrução de moléculas mais complexas em moléculas menores e mais simples.
( ) Nutriente: componente do alimento, representando uma entidade química definida e que, ao participar do metabolismo celular do animal, contribui para manutenção da vida. Uma vez que o que nutre os animais efetivamente são os nutrientes contidos nos alimentos e não o alimento em si, todos os alimentos são substituíveis, tendo como base o suprimento de nutrientes aos animais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis