Questões de Veterinária da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da IBFC

Sobre o objetivo da Vigilância Sanitária (VS), analise o trecho a seguir: 
“O objetivo da Vigilância Sanitária (VS) é ______ riscos à saúde inerentes à produção e ao uso de produtos e serviços de interesse da saúde ou às condições de seus ______. Para atuar a VS possui o atributo do poder de polícia, de natureza administrativa, que lhe permite limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do ______.” (Adaptado de “SUS 30 anos: Vigilância Sanitária” – SILVA; COSTA & LUCCHESE, 2018) 
Após analisar os itens acima, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017 e Decreto nº 10.468, de 18 de agosto de 2020, queijo é o produto lácteo fresco ou maturado que se obtém por meio da separação parcial do soro em relação ao leite ou ao leite reconstituído - integral, parcial ou totalmente desnatado - ou de soros lácteos, coagulados pela ação do coalho, de enzimas específicas, produzidas por microrganismos específicos, de ácidos orgânicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem adição de substâncias alimentícias, de especiarias, de condimentos ou de aditivos. Sobre os padrões de identidade e qualidade de leite e derivados lácteos – queijos –, inclusos nos decretos citados, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Considera-se a data de fabricação dos queijos frescos o primeiro dia da sua elaboração e, para queijos maturados, o dia do início do período da maturação. ( ) Para os fins deste Decreto, ricota fresca é o queijo obtido pela precipitação ácida a quente de proteínas do soro de leite, com adição de leite até oitenta por cento do seu volume. ( ) O uso e a comercialização, exclusivamente para fins industriais, da gordura láctea extraída da água utilizada na operação de filagem durante a elaboração de queijos são permitidos, asseguradas a identidade e a qualidade do produto final no qual será utilizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Sobre os critérios para classificação de áreas para a vigilância e o controle da Leishmaniose Visceral (LV), assinale a alternativa incorreta.

A Leishmaniose Tegumentar (LT) é uma doença infecciosa causada por protozoário, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas. Sobre as características gerais dessa enfermidade, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O agente etiológico é o protozoário do gênero Leishmania, sendo que, no Brasil, foram identificadas, pelo menos, sete espécies, das quais seis são do subgênero Viannia e uma do subgênero Leishmania. ( ) No ser humano, o período de incubação da LT dura em média de dois a três meses, podendo apresentar períodos mais curtos (duas semanas) e mais longos (dois anos). ( ) A transmissão ocorre por meio da picada de fêmeas de flebotomíneos infectadas, contudo, é comum haver transmissão de pessoa a pessoa, por contato direto com a ferida infectada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A vigilância de epizootias de primatas não humanos (macacos) é um eixo do programa de vigilância da Febre Amarela que visa à detecção precoce da circulação viral, além de ser útil na delimitação das áreas de transmissão, orientando locais com populações sob risco e mapeando áreas para intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle. Com relação à vigilância de epizootias de primatas não humanos (macacos), analise as afirmativas a seguir.
I. Definição de caso: primata não humano (PNH) de qualquer espécie, encontrado morto (exceto ossadas) ou doente, em qualquer local do território nacional. II. Toda morte de macaco e/ou epizootia suspeita deve ser notificada, utilizando-se a Ficha de Notificação/Investigação de Epizootia, e, com base nas características levantadas a partir dos achados da investigação, as epizootias devem ter a classificação a seguir especificada. III. Além da notificação pela via mais rápida (telefonema e mensagem eletrônica por e-mail ou telefone), também se recomenda o registro no Sistema de Informação de Saúde Silvestre (SISS-Geo) para a notificação de epizootias em PNH.
Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis